
Prefeitura de Pelotas dá apoio institucional ao filme “Glaxo”
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), confirmou apoio institucional ao longa-metragem brasileiro “Glaxo”, que será filmado em Pelotas e Jaguarão. Tendo no elenco a atriz e cantora argentina Lali Espósito, o filme é produzido pela RTRG 2019 Produções Artísticas Ltda., que esteve envolvida na produção do filme “Ainda estou aqui” - que deu ao Brasil o Oscar de Melhor Filme Internacional, primeiro Oscar da cinematografia brasileira e também a primeira indicação de Melhor Filme na categoria principal.
“Temos o compromisso de fomentar iniciativas que contribuam para a valorização da cultura, para a difusão do patrimônio histórico e para a promoção da imagem de Pelotas”, afirmou o prefeito Fernando Marroni, ao colocar o Município à disposição para colaborar com a logística da produção cinematográfica.
A previsão é de que as filmagens em Pelotas ocorram de 21 a 30 de outubro e, depois, de 20 a 26 de novembro, e devem aproveitar imagens de diversos prédios que integram o patrimônio histórico de Pelotas, como o Theatro Sete de Abril, a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, o Grande Hotel e a Praça Coronel Pedro Osório, entre outros.
Nesta sexta-feira (10), será realizada uma reunião com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) que estudará a viabilidade de trancamento intermitente de ruas e o bloqueio total ou parcial de determinados trechos, de acordo com o cronograma de filmagem.

Filme é baseado no romance "Glaxo", de Hernán Ronsino. Imagem: Divulgação
Enredo
Inspirada no romance noir homônimo, de Hernán Ronsino, a trama se passa na década de 1950 e gira em torno de uma amizade de quatro homens que é alterada pela chegada, na cidade em que a fábrica Glaxo está localizada, de um ex-policial e sua bela esposa. Dirigido por Benjamín Naishtat, o drama explora temas como desejo, segredos e vingança.