Blocos carnavalescos devem protocolar solicitação com pelo menos 10 dias úteis de antecedência

Prefeitura define diretrizes para carnaval na rua

Blocos carnavalescos devem protocolar solicitação com pelo menos 10 dias úteis de antecedência
Por Ascom 06-05-2022 | 14:50:30
Tags: carnaval de rua , blocos carnavalescos , bandas carnavalescas , regras , protocolo , vias públicas , desfiles , segurança

Na tarde de quinta-feira (5), representantes da Prefeitura de Pelotas, Forças Integradas de Segurança e Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) estiveram reunidos na sede da Secretaria de Cultura (Secult) para estabelecer diretrizes que facilitem a organização de medidas de segurança nos eventos de Carnaval de rua. Ficou estabelecido que a partir de agora blocos que queiram fazer desfiles pelas vias do município devem protocolar a solicitação com detalhes sobre o evento (datas, horários, trajetória, público estimado, etc.) pelo menos dez dias úteis antes da data do evento. 

"Essa medida é muito importante para o planejamento do trânsito e segurança do evento. Brigada Militar, agentes de trânsito e Guarda Municipal atuam em outras ações também, portanto precisam ter o conhecimento prévio sobre os desfiles de blocos para poderem planejar a distribuição de suas equipes", explica o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.

Participaram da reunião, além do secretário Pedrozo, o diretor de Manifestações Populares, André Müller, o presidente da Assecap, Erildo Corrêa (mestre Dídio) e representantes da SGCMU, BM e dos agentes de trânsito.

Fotos: Rodrigo Chagas

Ainda no mês de maio, estão previstos outros dois desfiles: do Bloco Bruxa da Várzea, na rua Giuseppe Garibaldi, no Porto, e da Banda Amigos do Sereno, no Areal.

Protocolo

O protocolo da solicitação para evento em via pública deve ser feito presencialmente na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O responsável deverá levar cópia de documento de identificação (RG ou carteira de habilitação) e fornecer as informações sobre o evento. Os organizadores também devem se certificar de que todo o trajeto do desfile esteja limpo, após o término do evento. A solicitação será analisada por equipe da Prefeitura, que comunicará a resposta.

A SGCMU fica na rua Lobo da Costa, 520. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-4420.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Ato simbólico marca assinaturas dos contratos da Pnab Pelotas

Ato simbólico marca assinaturas dos contratos da Pnab Pelotas

Obras do futuro HPS evoluem em cada pavimento

Obras do futuro HPS evoluem em cada pavimento

Prefeitura retira tapumes da fachada do Theatro Sete de Abril

Prefeitura retira tapumes da fachada do Theatro Sete de Abril