Foram três dias de atividades culturais intensas

Prefeitura encerra atividades do Dia do Patrimônio 2023

Foram três dias de atividades culturais intensas
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-08-2023 | 20:57:31
Tags: dia do patrimônio, festa, visitas, história

De sexta-feira (18) a domingo (20), diversos prédios históricos estiveram abertos para que a população os visitasse. Pelas ruas do Centro Histórico, famílias circularam, dividiram informações e se surpreendiam com o que viam. Havia gente de todas as idades, mas as crianças lideravam – com folga – os pedidos de fotos com a prefeita Paula Mascarenhas, no gabinete dela. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Apesar de ter permanecido a maior parte do tempo no Paço Municipal, recebendo os visitantes e apresentando o seu gabinete, na tarde deste domingo (20), a prefeita também fez visitas a outros prédios do entorno – o da antiga Secretaria de Finanças/Banco do Brasil, ao Clube Caixeiral e ao Hotel Rex. Ainda no Gabinete, ela começou a explicar aos visitantes o projeto de restauro da antiga Secretaria de Finanças, que abrigará a escola de gastronomia do Senac, em seguida atravessou a rua e mostrou, a quem estava ali, os banners, descrevendo as mudanças que incluirão os dois prédios ao lado, que não são históricos e terão uma fachada muito mais moderna.

Fotos: Rodrigo Chagas

Depois ela se deslocou com a equipe para o Clube Caixeiral, que também abriga a Casa de Cultura de Pelotas. Além de circular pelo espaço público do prédio, onde havia diversas fotos, documentos, móveis e até uma imagem de Nossa Senhora de Navegantes, oferecida pelo Clube à Igreja Católica em 1932 e recentemente restaurada, a prefeita foi convidada a descer ao porão onde estava uma cápsula do tempo, depositada neste sábado (19). Na cápsula, que deverá ser aberta em 50 anos, foram colocados itens como atas; projeto da Casa de Cultura de Pelotas; exemplares do Diário Popular, do Diário da Manhã, do jornal Tradição Regional, Zero Hora, Diário Gaúcho, Jornal do Comércio, uma medalha, um brasão do Clube, e uma moeda de R$ 1.

Fotos: Rodrigo Chagas

As visitas do Dia do Patrimônio foram encerradas no Hotel Rex, que está fechado desde 2018, e onde teve filas para entrar em todos os momentos em que esteve aberto no fim de semana. Diversos quartos receberam instalações artísticas, exposição de projetos de reforma do espaço e fotos das diversas fases do prédio.

Fotos: Rodrigo Chagas

Paula disse que “foi um fim de semana maravilhoso”. Ela lamentou a chuva na sexta-feira (18), que impediu as escolas de participarem mais ativamente, mas que o sábado e o domingo de sol levaram as famílias para rua, destacando que não apenas famílias de Pelotas, mas de vários outros municípios que ela mesma encontrou visitando os prédios históricos, a Praça e o Mercado. “É uma alegria enorme ver tanta gente nas ruas, tantas feiras, exposições artísticas, apresentações, os nossos talentos todos envolvidos nessa celebração do nosso patrimônio, daquilo que nos faz sermos uma coletividade e que nos singulariza, com o nosso patrimônio material e o imaterial”. A prefeita lembrou que esta já era uma edição especial, quando o Dia do Patrimônio de Pelotas completa dez anos. “Acho que foi o ápice de todas as edições, realmente. Nesta, de alguma forma, homenageamos todos os temas tratados nas primeiras edições, e as pessoas pedem para que tenha mais momentos como esse, ou seja, o Dia do Patrimônio é um sucesso reconhecido por todos, eu só tenho que cumprimentar e agradecer a todas as pessoas que se envolveram na organização, a todo mundo que fez a sua homenagem a Pelotas, meu agradecimento e meu orgulho de ser pelotense e de ver essa festa coletiva”, concluiu.

Fotos: Rodrigo Chagas

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Secult será palco de atividades do IFSul no Dia do Patrimônio

Secult será palco de atividades do IFSul no Dia do Patrimônio

Dia do Patrimônio terá 14 prédios históricos abertos à visitação

Dia do Patrimônio terá 14 prédios históricos abertos à visitação