A entrega que aconteceu nesta quinta (12), garante a organização, segurança e a legalidade da festa

Prefeitura entrega os alvarás para vendedores ambulantes comercializarem no Carnaval 2026

A entrega que aconteceu nesta quinta (12), garante a organização, segurança e a legalidade da festa

Por Lucia Ippolito 12-02-2026 | 16:35:59
Tags: Ambulantes , Carnaval

Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Pelotas realizou a entrega que valida a comercialização dos produtos dos vendedores ambulantes durante o Carnaval 2026. O documento garante a organização, segurança e a legalidade da festa, além de proteger os próprios trabalhadores e consumidores.

Neste Carnaval, mais de 100 ambulantes se inscreveram para comercializar seus produtos, que são alimentos, bebidas e variedades. O documento oficializa o comércio na rua, transformando a atividade informal em uma ocupação regularizada durante o evento, fonte de renda extra para diversas famílias em Pelotas. O estudante de Direito, Felipe Souza, foi o primeiro a receber o alvará. Ele é integrante de uma família de ambulantes que neste Carnaval vai comercializar alimentos. Para ele, a entrega do documento simboliza a geração de empregos. “Um carnaval na época com a regulação em dia e gerando emprego e renda, é a melhor coisa que a gente pode fazer pra cidade. Carnaval é uma festa popular, temos que cada vez mais enaltecer”, diz. 

Segundo o prefeito Fernando Marroni, a atividade dos ambulantes tem grande efeito na cidade. “Precisamos prestigiar e incentivar a atividade econômica dos pequenos, aqueles que têm o seu sustento nesses eventos como no Natal, Ano Novo, Carnaval e tantos outros. Neste ano, as pessoas estão mobilizadas graças à retomada da data oficial da festa, e os ambulantes precisam se beneficiar da organização, e da possibilidade que temos de fazer um grande espetáculo para a nossa cidade”, declara.

O secretário de Urbanismo, Otávio Peres, fala sobre a expectativa para este ano. “Esperamos que seja uma grande festa que transborde para a cidade inteira, para que isso aconteça, todos precisam ter seus espaços organizados. O Carnaval potencializa o comércio público que se torna um incremento para a atividade econômica”, comenta.

Para o secretário de Governo, Diego Gonçalves, os ambulantes são parte fundamental do Carnaval. “Nessas cadeias produtivas e criativas que o Carnaval cria, muitas delas vezes ficam na invisibilidade, nosso trabalho é trazer essas pessoas para a cena. O pessoal do comércio público é contínuo e indispensável”, fala.

Fotos: Tobias Bernardo/Secom
Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)