
Prefeitura faz ação contra o trabalho infantil em partida do Xavante
Todos os meses são realizadas atividades relacionadas à erradicação do trabalho infantil nos serviços de Assistência Social, mas, neste domingo (17), as ações irão extrapolar as paredes da Prefeitura e chegarão ao Estádio Bento Freitas, na Baixada, onde os jogadores do Xavante entrarão em campo com uma faixa que chama a atenção da população para o tema. Além disso, o time pelotense está promovendo a arrecadação de material escolar entre os seus sócios, que beneficiarão as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

De acordo com a terapeuta ocupacional do Programa, Cirse Lopes, a cada mês um tema é trabalhado com as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). No mês de junho o tema era “brincar”, que estimulava as brincadeiras e os estudos. Em julho houve a união sobre o Dia Nacional do Futebol com o Brasil de Pelotas, que abraçou a causa em um esforço para divulgar a ideia de que lugar de criança é na escola e em espaços seguros, brincando e sendo protegida.
O objetivo do Peti é manter as crianças em locais seguros e longe do trabalho, buscando desenvolver o potencial máximo de cada uma, inclusive no trabalho, quando chegar o momento de desenvolvê-lo de maneira saudável e segura.