A mudança contempla pleito do Conselho LGBT. As inscrições para compor a programação do evento virtual vão até 8 de julho

Prefeitura inova com cota trans no Edital do Sete ao Entardecer

A mudança contempla pleito do Conselho LGBT. As inscrições para compor a programação do evento virtual vão até 8 de julho
Por Ascom 29-06-2021 | 18:08:33
Tags: sete ao entardecer , cotas , trans , inscrições , edital , cultura , seleção

Estão abertas as inscrições para o Edital 0001/2021, publicado nesta terça-feira (29), de seleção pública das 35 ações culturais, em âmbito digital e virtual, que irão compor a programação do Sete ao Entardecer festival. As propostas podem ser enviadas até 8 de julho. “A Prefeitura de Pelotas tinha o Edital preparado no início do mês. Demoramos um pouco mais para lançá-lo porque acolhemos os pleitos dos Conselhos e fizemos as mudanças sugeridas”, explicou o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo. 

"No ano passado, para a Lei Aldir Blanc, estabelecemos cotas afirmativas em nosso Edital. Elas permanecem em 2021, como primeiro legado da Lei em Pelotas, mas inovamos ao atender o pleito da comunidade e destinar a cota da população LGBTQIA+ especificamente para artistas trans (travestis, transexuais e transmasculines)”, explica Alessandra Ferreira, diretora de projetos da Secretaria de Cultura (Secult). Outra mudança, também recomendada pelos Conselhos, foi a inserção do formulário eletrônico para a apresentação das propostas. 

“É uma importante conquista para a comunidade LGBTQIA+, porque nos dará mais autonomia e visibilidade para que a sociedade veja que somos capazes de mudar conceitos e preceitos na cultura brasileira”, disse Jô Rocha, tesoureira do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT e cofundadora Coletivo Juliana Martinelli. 

A Edição 2021 do Sete ao Entardecer festival consolida o formato virtual do evento, que atende ao momento atual de pandemia, a fim de evitar aglomerações e primar pela segurança de todos, e solidifica conquistas realizadas a partir da Lei Aldir Blanc, quando a Secult passou a estabelecer cotas como política pública transversal. Outra novidade, em relação ao Edital anterior, é o estabelecimento de critérios de avaliação permanentes e condizentes com a legislação atual. 

Representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Leandro Maia, que também é presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concult), e a professora Eleonora Mota dos Santos fizeram um cruzamento das legislações de 2006, 2009 e 2016 para identificar parâmetros avaliativos e critérios para a seleção de projetos, a fim de manter uma segurança e lastro jurídico em relação às avaliações que estão previstas na legislação. 

“A criação de critérios de avaliação consistentes, bem detalhados, permanentes e verificáveis, e a adoção de medidas de reparação (cotas) e políticas afirmativas, nos dão a certeza que a política cultural, no âmbito municipal, está muito bem amparada, porque ela dá conta da dimensão simbólica e cidadã da cultura, assim como da sua dimensão econômica, ligada à classe artística e cultural enquanto categoria profissional”, avalia Maia.  

Sobre o Edital

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por via eletrônica, através de formulário eletrônico 

Podem inscrever-se na seleção propostas de ações culturais que relacionem uma ou mais linguagens, como a música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, cinema, manifestações populares, tradicionais e patrimônio cultural. As apresentações podem ser ao vivo ou gravadas em vídeo e veiculadas em plataformas digitais da Secretaria. 

O Edital prevê a Livre Concorrência e terá asseguradas 40% das vagas. Os demais 60% serão destinados a cotas, com a seguinte distribuição: 

Cotas Afirmativas para Pessoa Com Deficiência, racial e travestis, transexuais e transmasculines

* 5% do total das vagas Pessoa Com Deficiência 

* 35% do total das vagas racial

* 20% do total das vagas para travestis, transexuais e transmasculines

Cotas de Gênero 

* 58% do total para mulheres

* 40% do total para homens

* 2% do total para pessoas que não se identificam com nenhum gênero

O Edital está disponível no portal da Prefeitura, e na sede da Secult, na praça Coronel Pedro Osório, 2. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-8355, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h45min, ou pelo e-mail aquitemculturapelotas@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Ato simbólico marca assinaturas dos contratos da Pnab Pelotas

Ato simbólico marca assinaturas dos contratos da Pnab Pelotas

Prefeitura retira tapumes da fachada do Theatro Sete de Abril

Prefeitura retira tapumes da fachada do Theatro Sete de Abril

Semana de Pelotas traz dezenas de atrações gratuitas à comunidade

Semana de Pelotas traz dezenas de atrações gratuitas à comunidade