Gestão mobiliza Assistência Social, Saúde e Defesa Civil para garantir abrigo, atendimento e proteção durante as ondas de frio

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio

Gestão mobiliza Assistência Social, Saúde e Defesa Civil para garantir abrigo, atendimento e proteção durante as ondas de frio
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 01-07-2025 | 13:57:42
Tags: inverno , população em situação de vulnerabilidade

Diante das temperaturas extremamente baixas registradas neste inverno, a Prefeitura de Pelotas reforçou suas ações para proteger a população em situação de vulnerabilidade, especialmente pessoas em situação de rua. As medidas abrangem desde o acolhimento emergencial e atendimento em saúde até campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores, numa mobilização que envolve diversas secretarias e organizações da sociedade civil.

Durante todo o ano, a Secretaria de Assistência Social (SAS) executa o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As equipes técnicas, compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, realizam abordagens diurnas e noturnas às pessoas em situação de rua. Na abordagem, são oferecidos serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, como o Centro POP, para atendimento diurno, e a Casa de Passagem, para acolhimento noturno.

Neste ano, houve a unificação dos serviços do Centro POP e a Casa de Passagem no mesmo endereço, mais amplo e confortável para os usuários que optam por acessar o serviço. Vale destacar, porém, que embora o serviço seja ofertado pelas equipes, nem sempre as pessoas em situação de rua optam por acessá-lo, preferindo permanecer nas ruas. 

No mês de junho, primeiro mês de inverno, foram realizadas 182 abordagens sociais, durante o dia e a noite, pelas equipes técnicas da SAS e por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura na execução do serviço. O principal objetivo da abordagem é ofertar os serviços da rede socioassistencial, o acolhimento na Casa de Passagem e Centro POP, e encaminhamentos para atendimento em saúde, conforme a necessidade dos usuários. 

Por outro lado, a Defesa Civil Municipal tem prestado apoio à SAS na arrecadação e no transporte de roupas para a Campanha do Agasalho deste ano. Além disso, no último mês, a Defesa Civil Estadual doou 500 cobertores ao órgão municipal, os quais foram repassados à Assistência Social para distribuição, conforme as diretrizes do SUAS. No entanto, a Defesa Civil Municipal segue atentas às mudanças climáticas e às previsões de possível elevação no nível da Lagoa dos Patos. 

A Secretaria de Saúde (SMS) ampliou os horários de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Atendimento Imediato (UBAIS) nos finais de semana, visando a identificação precoce das doenças respiratórias e prevenindo o agravamento dessa condição de saúde da população. Além disso, foi ampliada a busca ativa e aumento dos horários do Consultório na Rua, voltado à população em situação de rua. Vale destacar a grande campanha de vacinação que acontece no Município, que busca atingir a meta dos grupos prioritários e evitar o agravamento das síndromes gripais. 

A Prefeitura está realizando a Campanha do Agasalho, neste ano com foco em roupas masculinas, justamente para atender as pessoas em situação de rua. As doações podem ser entregues na Prefeitura, à Praça Coronel Pedro Osório, 101, na Casa de Passagem, à rua Senador Mendonça, 269, esquina Professor Araújo, na Secretaria de Urbanismo, à rua Lobo da Costa, 520, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas escolas da Rede Municipal.  

Quem precisa receber agasalhos deve procurar a sede da SAS, à rua Marechal Deodoro, 404, com o encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou UBS de referência.

Serviço:

O Centro Pop oferece espaço para higiene pessoal, alimentação, local para lavar roupas, guarda de pertences e atendimento psicossocial, além de encaminhamentos para trabalho, cursos, documentação e apoio familiar, das 8h às 17h. A Casa de Passagem funciona das 17h às 8h, oferecendo alimentação, banho e cama quentinha para passar a noite. Atualmente são disponibilizadas 100 vagas, com possibilidade de acomodar 150 pessoas, se houver necessidade.  

O Centro POP e a Casa de Passagem funcionam na Rua Senador Mendonça, 269, esquina Professor Araújo.

Notícias Relacionadas

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Pop Center terá novo dia de vacinação na sexta-feira

Pop Center terá novo dia de vacinação na sexta-feira

Conferência de Assistência Social será realizada nesta semana

Conferência de Assistência Social será realizada nesta semana

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho