Desde o início dos trabalhos de recuperação da cidade, mais de 120 atendimentos, entre podas e supressões de árvores, já foram realizados

Prefeitura intensifica serviços de reparos após ciclone

Desde o início dos trabalhos de recuperação da cidade, mais de 120 atendimentos, entre podas e supressões de árvores, já foram realizados
Por Micael Carvalho 17-07-2023 | 17:19:30
Tags: recuperação, ciclone, podas, SQA, Ssui, Smop

Fotos: Michel Corvello

A partir do levantamento dos danos causados pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o município na última semana, a Prefeitura de Pelotas tem reunido esforços em diferentes frentes para recuperação das regiões mais afetadas. Além da atuação direta no serviço de poda e supressão de árvores caídas, as equipes trabalham, também, na requalificação de vias arteriais, essenciais para a manutenção da trafegabilidade.

Sobre a questão arbórea do município, quatro equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atuam de forma ininterrupta para reparar os estragos causados pela passagem do ciclone. Desde o início dos trabalhos, 121 atendimentos já foram realizados entre podas e supressões. Atualmente, as equipes concentram os trabalhos nas regiões do Fragata, Santa Terezinha, Areal e Balneário dos Prazeres. O titular da SQA, Eduardo Schaefer, explica que as demandas pelo serviço têm aumentado a partir do restabelecimento da energia elétrica.

“Nossas equipes têm trabalhado dia e noite na recuperação dos locais mais atingidos. Até a noite de sábado, já contabilizamos 121 retiradas de árvores tombadas. Com o restabelecimento da energia e telefone na Secretaria, estamos recebendo diversos pedidos que, até então, não haviam sido informados diante da dificuldade de comunicação em virtude do ciclone”, comenta.

Para obter a análise mais ampla dos danos causados à vegetação, está sendo elaborado relatório referente às regiões mais afetadas, considerando espécie, porte e razões da queda. A previsão é que em aproximadamente 20 dias o documento esteja disponível.

Além disso, buscando o melhor diagnóstico da arborização na cidade, o Município elabora projeto para fornecer informações a partir de um Inventário Arbóreo Urbano. A ferramenta deverá levantar dados qualitativos e quantitativos sobre as árvores localizadas nas áreas públicas de Pelotas.

Requalificação de vias

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Smop), Giovan Pereira, desde a sexta-feira (14), equipes estão atuando na recuperação de vias danificadas pelos efeitos do ciclone. Avenidas importantes para a manutenção da trafegabilidade no trânsito, como Adolfo Fetter, Ferreira Viana e Ildefonso Simões Lopes, já receberam os reparos de tapa-buracos, a fim de garantir a mobilidade dos condutores pelos locais.

Nesta segunda-feira (17), as equipes da Secretaria atuam na recuperação das avenidas Fernando Osório e Leopoldo Brod, nas Três Vendas. A expectativa é que até o fim desta semana o trabalho seja finalizado em grande parte da cidade.

Reorganização da cidade

A fim de liberar os espaços públicos comprometidos, em decorrência dos estragos, servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) têm atuado no recolhimento de árvores e galhos espalhados. Somente no final de semana, 50 caçambas dos resíduos arbóreos foram recolhidas em toda cidade.

Com a melhoria das condições climáticas, os serviços de patrolamento nos bairros e de microdrenagem em valetas comprometidas pelo excesso de chuva também estão sendo realizados.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura finaliza reparos na rua Ferreira Soares, nas Três Vendas

Prefeitura finaliza reparos na rua Ferreira Soares, nas Três Vendas

Prefeitura realiza Operações Integradas no fim de semana

Prefeitura realiza Operações Integradas no fim de semana

Voluntariado Ambiental inicia ações com campanha de adoção de cães

Voluntariado Ambiental inicia ações com campanha de adoção de cães