Município elaborou medidas para baixar custos do sistema e garantir o mesmo valor da passagem por mais um ano

Prefeitura lança pacote para manter tarifa de ônibus

Município elaborou medidas para baixar custos do sistema e garantir o mesmo valor da passagem por mais um ano
Por Tânia Magalhães 08-12-2020 | 17:23:21
Tags: medidas , valor da passagem , ônibus , tributos , issqn , pandemia , aplicativos

A Prefeitura elaborou um pacote de medidas para manter o valor da passagem de ônibus a R$ 4 em 2021. O projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (8). Entre as ações estão a redução de tributos, o aditamento do contrato em vigor com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), além de um decreto que regulamenta o transporte por aplicativo

Para a Câmara Municipal, o Município protocolou o projeto que baixa a alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) do sistema de transporte coletivo urbano, de 3,5% para zero, compensando parte das perdas do setor. O ISSQN faz parte da planilha de cálculo tarifário. 

“É um grande desafio para a administração municipal, não só de Pelotas, mas de todo o País, não onerar a tarifa do transporte coletivo e manter o equilíbrio do sistema”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

Aditivo ao contrato

Licitado em 2016, o transporte coletivo urbano de Pelotas, ao longo dos anos, assim como em todo o Brasil, sofreu perda gradativa de passageiros. Com a pandemia do novo coronavírus, a situação agravou-se ainda mais, segundo avalia o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

“As empresas do Consórcio passam por severas dificuldades. A queda abrupta de arrecadação, provocada pela redução de até 70% de passageiros, praticamente inviabiliza o sistema”, afirma Al-Alam.

Antes da pandemia, que impôs medidas restritivas de lotação e de circulação de usuários e dos próprios ônibus, o sistema tinha convencionado o transporte para cerca de 95 mil pagantes/dia. Com a Covid-19, a média caiu para 30 mil. “A redução da frota em circulação não é suficiente para equilibrar a situação. No Consórcio, muitos funcionários tiveram a jornada reduzida e outros foram demitidos”, aponta o secretário. acrescentando que o Índice de Passageiros Equivalentes por Quilômetro (IPK) passou por profunda redução – e são os pagantes que mantêm o sistema operando.

As medidas que constam no aditivo são alternativas para resgatar a viabilidade operacional do sistema. O Fator de Equalização – 1% do faturamento bruto do transporte urbano -, usado para equilibrar a unificação tarifária do transporte rural, ficará suspenso temporariamente. O Município arcará com esse custo.

Outra ação será a redução da frota em 25 veículos, passando de 210 para 175 ônibus prontos a circular. No momento, devido à pandemia, 87 estão rodando. O aumento da idade da frota, de 6 para 7 anos, também está inserido no pacote.

Decreto para aplicativos

O Município edita também um decreto regulamentando serviços de transporte por meio de aplicativos. Para tanto, fixa a alíquota de 2% para as empresas – preço público que pode ser cobrado pelo uso da malha viária da cidade.

De acordo com a avaliação do secretário Flávio Al-Alam, “com a aplicação dessas medidas no cálculo tarifário, será possível manter a passagem, sem majoração, até novembro de 2021. Além de não onerar o usuário, as alterações podem tornar o sistema mais competitivo em relação a outras opções de transporte. Pelotas tem uma das menores tarifas, entre os maiores municípios do Rio Grande do Sul.”

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

João Jacob Bainy terá trânsito bloqueado segunda (30)

João Jacob Bainy terá trânsito bloqueado segunda (30)

Haverá interrupções de trânsito para festas juninas

Haverá interrupções de trânsito para festas juninas

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal