ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura lança programa Pelotas Cidade das Crianças

Prefeita Paula apresentou a iniciativa municipal que envolve todas as secretarias com objetivo de investir em ações e políticas voltadas à primeira infância

Por Marina Amaral 07-06-2023 | 20:48:05

Fotos: Rodrigo Chagas

A Prefeitura lançou oficialmente, nesta quarta-feira (7), o programa Pelotas Cidade das Crianças, iniciativa municipal que envolve todas as secretarias com objetivo de investir em ações voltadas às crianças. Em uma cerimônia na 29ª Fenadoce, no ano em que o tema é “O doce sabor da infância", a prefeita Paula Mascarenhas apresentou a proposta para uma plateia composta majoritariamente por crianças, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.  

“Esse projeto passa a ser prioridade do nosso governo, que vai ser totalmente das crianças. Vocês que estão aqui são os atores principais dessa grande ação. Vamos transformar a nossa cidade, a nossa Pelotas, em uma cidade das crianças”, reafirmou Paula. 

O programa visa transformar a cidade a partir do olhar das crianças. A ideia é construir uma cidade mais colorida, divertida e segura para elas, assegurando, por exemplo, o direito de brincar ao ar livre com mais autonomia. Além de ter a segurança garantida, as crianças também precisam ser estimuladas para que aprendam e se divirtam. 

Inspirado no Pacto Pelotas pela Paz e nos seus projetos de Prevenção à Violência, o Pelotas Cidade das Crianças terá políticas públicas com foco nos bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. “Se a cidade é boa para essas pessoas, a cidade é boa para todo mundo. Isso é um grande desafio, mas estamos imbuídos pela energia transformadora que vocês, crianças, têm”, frisou a coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore. 

A partir da criança no centro das ações, a iniciativa terá como eixos autonomia, bairro, meio ambiente, família e participação. Com a iniciativa, será criado no âmbito municipal a governança das crianças, com o Comitê das Crianças, Observatório das Infâncias, Comitê Integrado de Gestão da Cidade das Crianças, Grupo de Trabalho Intersetorial Criança na Cidade, Percursos Formativos “Pelotas, Cidade das Crianças”. 

A construção coletiva no programa já iniciou com a participação das crianças, que desenharam no espaço interativo do estande da Prefeitura na feira e também falaram um pouco sobre o que elas desejam que tenha em Pelotas. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Também participaram o vice-prefeito Idemar Barz, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) representando a Câmara Municipal, e o vereador Jone Soares (PSDB), os secretários de Gestão de Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Turismo, Desenvolvimento e Inovação, Gilmar Bazanella, de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, da Fazenda, Cristian Kuster, de Saúde, Roberta Paganini, de Cultura, Paulo Pedrozo, de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, os assessores especiais de Comunicação, Gustavo Azevedo, e do Esporte, Carlos Júnior, e os diretores-presidentes do Prevpel, Berenice Nunes, e da Eterpel, Carlos Montanelli, além de integrantes de outros projetos municipais voltados à primeira infância.

Tags

pelotas cidade das crianças, primeira infância

Carregando 0%
Carregando 0%