Prefeitura no Bairro começa pelo Balneário dos Prazeres
A proximidade do verão e a demanda da comunidade foram as motivações para o Balneário dos Prazeres (Barro Duro) receber a primeira edição do Prefeitura no Bairro. A iniciativa da gestão será inaugurada segunda-feira (17) na localidade - justamente a que recebeu o primeiro mutirão de zeladoria, na manhã do dia 2 de janeiro, menos de 12 horas após a cerimônia de posse do prefeito Fernando Marroni e do secretariado. Além do chefe do Executivo, secretários e o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, confirmaram presença. A agenda será realizada na quadra coberta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Augusto Assumpção, a partir das 18h.
“Não se governa sem estar junto da comunidade, sem ouvir de perto as demandas que ela traz, frente a frente, e praticamente todo o nosso governo vai estará no Barro Duro na segunda-feira, para fazer essa escuta, dialogar com a população e fazer os encaminhamentos necessários, vamos construir juntos”, disse Marroni.
“A participação das secretarias é fundamental para garantir respostas precisas e os encaminhamentos adequados às principais demandas da população, são as equipes das pastas que estão diariamente nas localidades, sabem exatamente os problemas e as necessidades das nossas comunidades, tenho certeza que esses encontros serão muito produtivos”, afirmou o prefeito.
Atividades
Apesar de inaugurar o programa, está longe de ser a primeira vez, na atual gestão,que a Prefeitura marca presença no Balneário dos Prazeres.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) já promoveu dois mutirões de zeladoria, em janeiro e em junho, operou serviços de drenagem na rua Torres, cuja rede apresentava precariedades graves em função da falta de planejamento e das instalações inadequadas, e, para a Festa de Iemanjá, requalificou a iluminação pública, intensificou a limpeza urbana, reformou e substituiu os brinquedos na praça e a rampa de madeira para descida da imagem da orixá da gruta.
A festa de Iemanjá é, de fato, o maior evento da localidade. A Secretaria de Transporte e Trânsito também contribuiu para a segurança da população com reforço no efetivo, controle de trânsito e escolta das imagens. Mas não apenas. Afinal, Barro Duro é ano inteiro. Semana passada, equipes da STT começaram a revitalizar a sinalização horizontal da avenida Amazonas, que liga a avenida Adolfo Fetter à praça Aratiba.
Semana passada, a Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) concluiu a requalificação do trecho de concordância entre as avenidas Adolfo Fetter e Amazonas. Em abril realizou reparos com blocos de unistein no entorno da praça Aratiba e em outubro promoveu operação tapa buraco na avenida Adolfo Fetter, entre avenida Amazonas e vila Judith.
Na saúde, a SMS estendeu o turno da UBS do Balneário das 16h às 22h, também realizou campanha de vacinas e coleta de citopatológico em outubro, programa para o dia 25 deste mês na unidade uma atividade alusiva ao Novembro Azul, com direito à avaliação da saúde do homem, disponibilidade de teste rápidos e auriculoterapia, além de manter todas as quintas-feiras o grupo Hiperdia, focado na melhoria da qualidade de vida das usuárias que sofrem com hipertensão e diabetes.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), estrutura da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza diariamente atendimento por telefone, whatsapp e presencial para os usuários do bairro. Semanalmente são feitas visitas domiciliares a usuários com demandas diversas, e a famílias que são sistematicamente atendidas, além de novos núcleos familiares não conseguem acessar o serviço, além de outros serviços assistenciais da média e alta complexidade, ou outras redes de proteção como conselho tutelar, Case e outros.
Sanep
O Sanep opera um reservatório próprio com capacidade de armazenar 250 mil litros e assim qualificar o abastecimento. Na última semana, equipes da autarquia concluíram o desassoreamento do canal de 1,8 quilômetro de extensão, responsável pela captação de água bruta proveniente do canal São Gonçalo. A estrutura, em função da ação do tempo e da inundação de 2024, apresentava acúmulo de areia e resíduos sólidos, com trechos de 0,80 metro de profundidade. Após a limpeza completa, toda a extensão do canal passou a ter lâmina de água de dois metros, mais que o dobro do volume anterior. A intervenção é fundamental para garantir o abastecimento de água durante o período de verão, principalmente para os balneários do Laranjal.