Prefeitura pede apoio da população para controle da dengue
Pelotas conta, atualmente, com 57 casos confirmados de dengue neste ano. No período de quase um ano, a constatação de novas infecções foi gradativa e controlada graças a medidas efetivas de combate à evolução de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença via picada, e ao apoio da população, recebendo nas residências ou estabelecimentos as equipes da Vigilância Epidemiológica, para fiscalização dos ambientes e orientações de como evitar a formação de novos focos.
A Prefeitura reitera pedido de apoio da população para que intensifique os cuidados nas residências e estabelecimentos, eliminando qualquer recipiente, por menor que seja, capaz de reter água. A fêmea do mosquito põe seus ovos na água parada e o ciclo de desenvolvimento do inseto se dá até mesmo depois da água secar. O período de dias quentes favorece o aparecimento de mosquitos. É preciso precaução, como uso de telas nas aberturas, repelentes e outras medidas para evitar picadas. Paralelamente às providências da comunidade, a Secretaria de Saúde prossegue com aplicações, diariamente, do produto químico Fludora.
De acordo com o boletim semanal do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (4) às 8h30min, dos 57 casos positivos em 2025, 40 foram contraídos no município e 17 fora de Pelotas, quando pessoas viajaram a outras localidades e retornaram infectadas. Segundo os dados oficiais do Sinan, há um paciente hospitalizado.
Nos bairros, o número de focos encontrados neste ano são: Fragata – 666, Três Vendas – 384, Centro – 168, Areal – 161, Barragem – 89, Laranjal – 71, São Gonçalo – 64. No total, 1.603 focos foram identificados.