
Prefeitura promove live com paratleta que representará o país em Tóquio
As Paralimpíadas de Tóquio vão ocorrer de 24 de agosto a 5 de setembro e o Departamento de Desporto e Lazer da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) promoverá, toda sexta-feira, uma live com convidados ligados ao movimento Paralímpico – meio esportivo de atletas com alguma deficiência física ou intelectual –, a fim de abordar a história das Paralimpíadas, as modalidades paradesportivas e assuntos afins. Nesta sexta-feira (30), às 19h, o convidado será Aser Mateus Almeida Ramos, paratleta gaúcho classificado para representar o Paratletismo Brasileiro em Tóquio.
O porto-alegrense de 30 anos, atualmente, treina no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo – local que é referência mundial na área. Ramos tem paralisia cerebral e competirá na modalidade de paratletismo nas provas de salto em distância e 100 metros rasos.
O bate-papo ao vivo, de uma hora, será transmitido pelo Facebook do Desporto da Smed, com mediação da chefe do Departamento de Lazer da Smed, Katia Berni, que tem curso da Classificadora Funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro, e do professor de Educação Física que responde pela coordenação dos projetos Atletismo Pelotas e Paradesporto, Huibner Machado da Silva. O público poderá interagir com questionamentos e comentários no chat.
Cultura do Desporto Paralímpico
Silva explica que o objetivo das lives é dialogar com personalidades do movimento paradesportivo (paratletas, técnicos e gestores), com intuito de trazer informações acerca do paradesporto paralímpico que, só no atletismo, tem 44 classes (quem pode participar, como participar, as regras especificas de cada uma, e outras informações).
“O Paradesporto tem muitas peculiaridades e, com os bate-papos, queremos fomentar a prática e criar uma cultura do desporto paralímpico em Pelotas”, explica.
Desde a metade do ano passado, a Smed tem realizado lives semanais para “apesar da pandemia, a gente continuar falando sobre esportes”. Em agosto do ano passado houve duas lives sobre paradesporto – início do projeto Sentindo o Paradesporto - que foram retomadas no final de maio, às sextas-feiras, e passarão a abordar a Paralimpíada a partir desta semana. Na próxima sexta-feira (6/8), a convidada será a docente da Educação Paralímpica para cursos de treinadores nível I e Capacitadora do Esporte Adaptado do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Rosicler Ravache.
Cronograma de lives da Smed:
Segunda-feira (2/8) - 20h - Papo de Corredor – atletismo, com apresentação de Huibner Machado da Silva
Quarta-feira (4/8) - 20h - Conversando Sobre Vôlei – voleibol, com apresentação de Ingo Stumm
Quinta-feira (5/8) - 21h - Momento da Luta – esportes de combate, com apresentação de Rossano Diniz
Sexta-feira (6/8) - 19h - Sentindo o Paradesporto – modalidades paradesportivas, com apresentação de Katia Berni e Huibner Machado da Silva
Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Ato simbólico marca assinaturas dos contratos da Pnab Pelotas