
Prefeitura realiza serviços de manejo nas árvores da praça Cipriano Barcelos
Mais de dez árvores da praça Cipriano Barcelos, no Centro da cidade, receberam parecer técnico favorável a supressão, pelo péssimo estado fitossanitário, emitido pelo corpo técnico da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), que faz parte da Diretoria de Ações Ambientais. O trabalho de supressão desses exemplares deve ser concluído ainda nesta semana.
Supressões de árvores condenadas garantem segurança à população - Fotos: Michel Corvello
Os laudos, elaborados por técnicos do Setor, são fruto de levantamento realizado no local e em andamento nas principais praças, avenidas e em áreas públicas onde existem árvores de porte e antigas. “Depois de avaliada a situação de cada uma, passamos ao monitoramento, que é a definição da intervenção a ser feita. As que estão condenadas são listadas para supressão, por apresentarem riscos à segurança e à vida”, explica o diretor de Ações Ambientais da SQA, Gabriel Manzke.
Na praça Cipriano Barcelos, onde a equipe já atua há alguns dias e ainda não concluiu o trabalho devido à frequente instabilidade do tempo, espécies como álamo, paineira, coqueiro, magnólia e outras estão na lista de supressão.
Cronograma de podas
A SQA elaborou cronograma de podas de árvores em áreas públicas. Para determinar quais locais receberiam o trabalho primeiro, a Secretaria priorizou avenidas e ruas com ciclovias e pistas de caminhadas.
Na avenida Dom Joaquim, o trabalho já foi concluído. A próxima via para receber poda de árvores é a avenida Domingos de Almeida, no Areal. As intervenções devem se iniciar na próxima semana.