Falta de conscientização leva pessoas à prática do descarte irregular. Lixo, galhos, entulhos e outros materiais totalizaram 316 cargas retiradas das ruas

Prefeitura recolhe cerca de 900 toneladas de lixo em cinco dias

Falta de conscientização leva pessoas à prática do descarte irregular. Lixo, galhos, entulhos e outros materiais totalizaram 316 cargas retiradas das ruas
Por Tânia Magalhães 29-06-2021 | 14:24:55
Tags: lixo , recolhimento , descarte irregular , 900 toneladas

Em cinco dias úteis, da segunda-feira (21) até a sexta-feira (25), a Prefeitura retirou 199 cargas (caçambas) de lixo – cerca de 900 toneladas - depositado em locais públicos indevidos, e mais 117 de galhos, entulhos e outros materiais descartados nas ruas, canteiros ou terrenos da cidade. Ao todo, foram 316 cargas.

Lixo descartado de formas irregular polui o ambiente - Fotos: Arquivo/Ascom
“O recolhimento do lixo e de outros materiais tem um custo alto para o Município. O dinheiro público deveria estar sendo empregado em outras ações. É preciso que as pessoas que fazem o descarte irregular de lixo se conscientizem de suas responsabilidades como cidadãos e respeitem os demais”, enfatiza o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes.

A coleta de lixo abrange toda a cidade. A Prefeitura recomenda que o morador aguarde o momento para levar os resíduos para a rua, com a finalidade de evitar que se espalhem ou se acumulem nas vias públicas. Materiais que resultam de podas, entulhos e outros podem ser entregues nos Ecopontos, localizados no Centro, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, e no Laranjal, à rua Bom Jesus, 95. O interessado tem, ainda, a possibilidade de entrar em contato com a Secretaria para solicitar o recolhimento.

“Jamais largar lixo e outros excedentes em via pública. Há alternativas para evitar essa prática irregular. Temos que lutar pela conscientização, informar uns aos outros sobre a poluição ambiental e visual que os resíduos causam, além da despesa que o recolhimento traz ao Município”, alerta Suanes.

Números

As regionais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, de 21 a 25 deste mês (semana passada), fizeram o seguinte recolhimento:

- Fragata – 29 cargas (caçambas) 

- Porto – 47

- Areal – 29

- Laranjal – 69 

- Três Vendas leste – 20

- Três Vendas oeste – 59

- Bairro Bem Cuidado – 63

Outras iniciativas de recolhimento

Em janeiro deste ano, a Prefeitura implementou projeto de zeladoria e atenção especial com os bairros da cidade – Bairro Bem Cuidado. As ações não se restringem à limpeza urbana, mas o recolhimento de lixo, entulhos e outros materiais descartados indevidamente em vias ou áreas públicas é uma das atribuições das equipes que, também, dão conta de intervenções em drenagem, limpeza de valetas, roçado, pintura de meios-fios, conserto e reposição de luminárias, patrolamento e ensaibramento de ruas. 

Para o projeto, a Prefeitura concentra suas equipes em determinadas localidades e só dá por concluídos os serviços quando todas as intervenções forem finalizadas.

A população de bairros ainda tem a alternativa de esperar o “Dia do Bota-fora”, para descartar, corretamente, os excedentes inservíveis. A iniciativa foi instituída pelo Decreto 6.123/2019. Uma vez por mês, em data e local predeterminados, a Prefeitura percorre as vias do bairro para recolher os descartes. É a oportunidade que os moradores têm para se desfazer de móveis, colchões, podas, vidros, madeira e outros materiais não orgânicos. Basta colocá-los à beira da calçada, no dia marcado, para que sejam levados.

Saiba as datas e locais dos Bota-fora

12/7- Balneário Valverde – Laranjal

9/8- Loteamento Santos Dumont – Três Vendas

13/9- Vila Governaço – Fragata

11/10- Ambrósio Perret – São Gonçalo

8/11- Corredor do Obelisco – Areal

13/12- Balneário Santo Antônio - Laranjal

Notícias Relacionadas

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Prefeitura faz intervenções no Sítio Floresta

Prefeitura faz intervenções no Sítio Floresta