
Prefeitura reúne-se com Comitês Escolares do Projeto Escola da Paz
Reuniões da equipe diretiva da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e do Pacto Pelotas pela Paz, com as comunidades das escolas municipais de Ensino Fundamental de Pelotas, realizadas nesta sexta-feira (27), marcaram um novo momento da construção da cultura da paz no ambiente escolar. Participaram representantes da direção, professores, funcionários, pais e alunos.
A partir de agora, os comitês formularão os projetos para a sua escola e apurarão os registros de violência, como bullying, violência física ou verbal, indisciplina ou relação com drogas, com o objetivo de reduzir ou zerar cadastros.
A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, diz que é o momento de pensar na escola da paz, sem violência, como um pressuposto para a cidadania plena. Para a coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore, um grande plano de segurança pública não se faz apenas com polícia, mas nas relações sociais. Ela lembra que, por muito tempo, a zona rural ficou protegida da violência, mas passou a conviver com ela, inclusive com um caso de homicídio, em 2020, motivado pelo tráfico de drogas.
A coordenação da Smed orientou a comunidade escolar sobre a elaboração do projeto, de acordo com a realidade de cada escola, e para fomentar a amizade, o respeito e a empatia entre os seus integrantes.
As escolas estão definindo os representantes de cada segmento nos seus comitês e têm até o dia 13 de setembro para enviar o planejamento para a Smed.