Prefeitura se prepara para apoiar novas atividades carnavalescas
Na manhã desta segunda-feira (24) aconteceu mais uma reunião do governo municipal para tratar do Carnaval de Pelotas – tanto de Rua quanto de Passarela –, com presença da secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, e de representantes da Brigada Militar (BM) e das secretarias que prestam serviços de trânsito, segurança, limpeza e divulgação das atividades, entre outros.
Uma das pautas da reunião foi o cadastro de ambulantes que irão trabalhar no Carnaval de Rua da Liga. Ao todo, 52 se credenciaram na Secretaria de Urbanismo (Seurb) e estão licenciados a comercializar seus produtos nos 33 desfiles de blocos, cordões e bandas que vão acontecer até o final de março.
Fotos: Janine Tomberg
Os ensaios das escolas e blocos da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), devem respeitar a lei municipal que determina o limite das 22h, se ocorrer de segunda a sexta-feira, ou meia-noite, se for no final de semana.
Com relação às mudanças no tráfego de veículos, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informa que o fechamento de ruas está ocorrendo conforme as solicitações pré-agendadas pelas entidades integrantes da Liga.
A Guarda Municipal (GM) e as secretarias de Trânsito, de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), responsável pela limpeza urbana após os eventos, consideraram que o último final de semana, em que houve nove desfiles em três dias, foi um "teste bem positivo", já que tudo ocorreu dentro do esperado. O evento no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, envolvendo dois blocos simultâneos, no final da tarde e noite de sábado, demandou maior esforço da GM e BM, mas se desenvolveu de forma tranquila.
Passarela
Referente à passarela localizada no bairro Porto, onde irá acontecer o Carnaval de Pelotas, a Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) informou que uma equipe vistoriou o local para planejar os reparos necessários na pista e que está em análise a logística para a montagem da estrutura.
Bloco do Mapa X BraPel
No final da reunião, esteve presente a diretoria da Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, para tratar de uma possível mudança do trajeto do desfile do Centro Cultural e Recreativo Bloco do Mapa, que estava previsto para acontecer neste domingo (2/3) e coincidir com o horário do BraPel. A BM sugeriu a inversão do trajeto, como medida de segurança, mas o Bloco ainda não confirmou a mudança, alegando que a inversão demandaria mais gastos.
Notícias Relacionadas
Prazo de inscrição no Concurso para cortes do Carnaval 2026 termina quinta
Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026
Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama
Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026