ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Prefeitura seleciona entidades para recebimento de alimentos

Instituições interessadas em receber produtos da agricultura familiar local devem se inscrever, mesmo que já tenham participado de edições anteriores

Por Ascom 26-09-2022 | 13:44:50

A Prefeitura de Pelotas receberá, entre os dias 3 e 7 de outubro, inscrições para entidades interessadas em receber alimentos da agricultura familiar local. A Secretaria de Assistência Social (SAS) fará a seleção das entidades locais que atendem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Mesmo quem já participou da primeira edição deve se inscrever neste processo.

Esta é a terceira edição do Programa em Pelotas, que neste ano mudou de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Programa Alimenta Brasil. A ação beneficia os dois lados participantes – pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, atendidos por entidades assistenciais, e os agricultores que produzem alimentos com a garantia da venda e pagamento, sabendo com antecedência quais produtos, quantidades e prazos.

A nova edição terá um valor menor do que no último ano, que beneficiou Pelotas com R$ 400 mil, o que envolveu 62 agricultores e 26 entidades assistenciais. Neste edital o recurso disponibilizado será de R$ 300 mil para Pelotas, para ser executado até 20 de agosto de 2023. Os alimentos adquiridos diretamente dos produtores oferecem mais qualidade às famílias, por chegarem mais frescos e com maior valor nutricional, já que não precisam de aditivos químicos para a conservação.

As informações para representantes de entidades, assim como formulário de inscrição, podem ser encontradas na página da Prefeitura ou por meio de solicitação pelo e-mail: paa.sas.pelotas@gmail.com.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3309-3645 ou 3309-3600, de segunda a sexta-feira das 10h30min às 12h.

O Programa

O PAA foi instituído em 2003, como parte do Programa Fome Zero, com o objetivo de garantir a segurança alimentar de quem consome e a renda para quem produz. A principal inovação do PAA está nos fornecedores dos alimentos. Todas as frutas, verduras e hortaliças saem diretamente das propriedades rurais da região, vendidas pelos próprios agricultores, sem a participação de intermediários.

alimentos, agricultura familiar