ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Connex

Prevenção à violência contra crianças é discutida no Connex

Na palestra, foram apresentadas estratégias de prevenção focadas na mudança de comportamento parental

Por João Pedro Macedo 15-03-2024 | 16:12:46

Nesta sexta-feira (15), último dia do Connex Pelotas, houve palestra sobre violência contra crianças e adolescentes, na Faculdade Senac. O secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Lucas Lopes, a diretora executiva na Luta pela Paz, Juliana Tibau, a integrante do núcleo principal da Allma Hub, Cice Galoro, e a presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Soares, foram painelistas.

A proteção de crianças e adolescentes foi tema de um dos painéis do último dia do Connex 2024 (Fotos: Michel Corvello)

Durante a apresentação, foi destacada a necessidade de estratégias de prevenção contra a violência, com base em evidências científicas, além de mostrar como a mudança de comportamento parental pode influenciar a educação da criança. “Evidências comprovam que a educação de forma não violenta resulta em futuro positivo para a criança. Logo, precisamos trabalhar com os pais as próprias emoções. Quando acolhemos um adulto cuidador, automaticamente, promovemos uma educação de qualidade à criança”, afirmou Cice Galoro.

A presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Soares, citou Pelotas como referência em programas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, com o Pacto Pelotas pela Paz, além de comentar sobre seu próprio programa de treinamento parental. “Com o Pacto, identificamos os problemas da população e desenvolvemos as metodologias necessárias após pesquisa e análise científica. Encontramos fatores de risco e definimos que formas de prevenção deveriam ser intensificadas. Conseguimos mostrar aos pais que existem outros meios de educação que não utilizam a violência para orientar”.

Estavam presentes na palestra a prefeita Paula Mascarenhas, a coordenadora da Rede Materna Infantojuvenil da Secretaria de Saúde (SMS), Carmem Viegas, a chefe de gabinete do Município, Kelli Baum, e o assessor especial do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação, Luiz Fernando van der Laan.

Quem fez o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Connex, Violência contra Crianças