
Prevpel abre prazo para prova de vida de aposentados e pensionistas
Teve início, nesta quarta-feira (1º), prolongando-se até o dia 31 de outubro, o prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) façam o recadastramento, denominado, também, de prova de vida. O procedimento é obrigatório e exigido pela legislação federal.
Devido à pandemia do coronavírus, o recadastramento será realizado somente pela forma virtual, no endereço, na abra serviços para o servidor, censo funcional e previdenciário, e em uma aba abaixo, a esquerda, Prova de Vida. O diretor de Benefícios do Prevpel, Olímpio Pierobom, adianta que será necessário um atestado médico ou a declaração de vida e residência, com reconhecimento de firma por autenticidade, via Tabelionato. Os dois documentos precisam que a emissão tenha sido feita, no máximo, nos últimos 30 dias, e deverão ser anexados no próprio formulário eletrônico disponível no site.
Para a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, “A prova de vida, integrada ao Censo Funcional e Previdenciário, é mais uma ferramenta oferecida aos aposentados e pensionistas, para que essa exigência legal seja cumprida, sem a necessidade de comparecer, presencialmente, na sede do Prevpel. A cultura do virtual, intensificada pela pandemia da Covid-19, veio para ficar. O objetivo é evitar, ao máximo, o deslocamento e a aglomeração de nossos beneficiários”.
A prova de vida deve ser cadastrada por 2,2 mil aposentados ou pensionistas. De um total de 2,5 mil, 300 beneficiários já fizeram o procedimento quando participaram do Censo Funcional e Previdenciário.