Durante os atendimentos 822 notificações foram expedidas a empresas

Procon realiza mais de três mil atendimentos no primeiro trimestre

Durante os atendimentos 822 notificações foram expedidas a empresas
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 04-04-2025 | 15:40:43
Tags:

O Procon, órgão municipal de Defesa do Consumidor, realizou, no primeiro trimestre do ano, mais de três mil atendimentos a consumidores de Pelotas insatisfeitos com os serviços prestados por empresas locais ou de outras localidades. Do total de aproximadamente 3.300 atendimentos, foram expedidas 822 notificações a empresas que descumpriram o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“O direito do consumidor tem que ser respeitado. Com a alta taxa de resolutividade, mostramos a grandeza e a eficiência do Procon, que trabalha incansavelmente para garantir que os consumidores sejam tratados de forma justa e transparente”, destaca o coordenador municipal do Procon, Maicon Kuhn. 

Além dos atendimentos realizados na sede do Procon, o setor de Educação ao Consumidor desenvolve pesquisas periódicas sobre os preços da cesta básica, dos combustíveis e do gás de cozinha. O objetivo desse serviço é fornecer informações atualizadas sobre as variações de preços, orientando os consumidores a pesquisar o preço dos produtos antes de efetuar a compra.  

Na mesma linha, o setor de Fiscalização realiza visitas periódicas em estabelecimentos comerciais averiguando denúncias do descumprimento de normas estabelecidas pelo CDC, onde a equipe emite notificações e autos de contestação para garantir o direito do consumidor. 

“O Procon Pelotas é um parceiro da comunidade pelotense na defesa de seus direitos e na garantia de equilíbrio nas relações de consumo, com vários canais de comunicação para que o consumidor possa ter um acesso facilitado a informações e a realização de reclamações contra fornecedores que violem o equilíbrio da relação de consumo”, destaca o coordenador. 

O Procon realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça Rio Branco, 7, no antigo prédio da Estação Férrea. O atendimento também está disponível de forma eletrônica, pelo e-mail proconpelotasrs@gmail.com, pelo WhatsApp (53) 99113-9182 ou pelo telefone (53) 3305-3505.

Foto de capa: Michel Corvello - arquivo Secom

Notícias Relacionadas

Procon Pelotas divulga pesquisa de preços do gás de cozinha

Procon Pelotas divulga pesquisa de preços do gás de cozinha

Procon divulga pesquisa de combustíveis de agosto

Procon divulga pesquisa de combustíveis de agosto

Cesta básica tem alta de 1,39% em julho em Pelotas

Cesta básica tem alta de 1,39% em julho em Pelotas

Procon alerta para golpes com e-mails falsos sobre audiências de conciliação

Procon alerta para golpes com e-mails falsos sobre audiências de conciliação