PS Cuida Mais, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende pacientes em domicílio durante a fase final do tratamento

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

PS Cuida Mais, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende pacientes em domicílio durante a fase final do tratamento
Por Roberto Ribeiro 08-08-2025 | 10:58:45
Tags: SUS, Município, Saúde em casa

Os resultados do programa PS Cuida Mais, instituído pela Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o dia 8 de julho, começam a aparecer. Após rigoroso exame clínico, 20 pacientes, entre adultos e crianças, de um total de 24, já receberam alta após finalizarem o tratamento em casa, desafogando as internações no Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A iniciativa contempla os casos em que os pacientes vão precisar apenas de antibióticos por medicação endovenosa (adultos) ou intramuscular (crianças). A administração desta fase final do tratamento, em geral de cinco a sete dias, é feita em domicílio, pela equipe do programa. 

Paciente é atendida em casa por enfermeira do programa PS Cuida Mais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (Fotos: Divulgação/SMS)
“Essas pessoas ficavam no corredor do PS, acomodadas em macas, em períodos que chegavam a até dez dias, o PS Cuida Mais acompanha os pacientes que apresentam condições clínicas de terminar o tratamento em casa, longe do ambiente hospitalar”, explica o enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa, diretor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SMS. 

Como funciona

Com uma ambulância própria do município, o programa funciona diariamente, incluindo domingos e feriados, em dois turnos (manhã e tarde), numa jornada de 12 horas. Conta com dois condutores e dois enfermeiros com experiência em enfermaria e em urgência e emergência para melhor avaliação do quadro. Caso seja necessário retornar ao PS, o transporte é feito pela própria unidade móvel do PS Cuida Mais ou, se a condição do paciente exigir, pelo Samu, que no caso é acionado pela própria equipe. A cada visita é levado um kit de medicação liberado pela farmácia do Pronto Socorro com nome, idade e endereço do paciente. 

“Importante: nosso serviço não fica ocioso”, diz Rodrigues. Segundo ele, se o programa não apresenta demanda, o enfermeiro do programa presta serviço no PS onde for necessário, incluindo no transporte de pacientes para hospitais e consultas, auxiliando também no desafogamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Se o transporte do Samu estiver ocupado, o deslocamento é feito pela equipe do programa”, assegura o diretor do RUE. 

Paciente que estava internada no PSP é atendida em casa no final do tratamento por equipe do programa PS Cuida Mais, da Prefeitura

“Só tenho a agradecer”

Primeiro paciente a ser atendido pelo PS Cuida Mais, o jardineiro Carlos Renato Kunde, 60 anos, diz que se “surpreendeu” com a qualidade do Programa instituído pelo município. Tão logo internado, dia 7 de julho no PS, em função de duas tromboses na perna esquerda, foi primeiramente submetido a uma série de exames e no dia seguinte levado para casa pela equipe do Pelotas Cuida Mais. 

O jardineiro Carlos Renato Kunde (à direita da Imagem), com a equipe do PS Cuida Mais, foi o primeiro paciente atendido pelo programa instituído em julho pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

“No mesmo dia, à tardinha, voltaram aqui em casa [Laranjal] para a primeira aplicação, depois duas vezes por dia, pontuais, para aplicação de medicamento e exames clínicos - só tenho a agradecer, fui muito bem tratado no PS e melhor ainda em casa, considero tanto os motoristas como os enfermeiros do programa como pessoas da minha casa”, elogiou. A relação permanece após a conclusão desta etapa do tratamento. Segundo Kunde, a interação continua com a equipe do programa por meio de mensagens no whatsapp. “Não me abandonaram, peço a Deus que mais pessoas tenham acesso a esse atendimento, nota dez.”

Notícias Relacionadas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Vigilância Sanitária participa de seminário da pesca artesanal

Vigilância Sanitária participa de seminário da pesca artesanal