ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Programa Start inicia nova capacitação de estudantes

Edição contempla 60 alunos para preparo e qualificação profissional

Por João Pedro Macedo 04-10-2023 | 17:12:10

Teve início, na terça-feira (3), na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Senac Pelotas, a terceira turma do Programa Start, iniciativa da Prefeitura que estimula a qualificação profissional e o aprimoramento pessoal de jovens e adolescentes, como estratégia do eixo de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. Ao todo, 60 alunos estão inscritos nessa edição e as aulas ocorrem nos turnos da manhã e tarde.

Edição contempla 60 alunos para preparo e qualificação profissional. Foto: Rodrigo Chagas

Conforme o coordenador do programa, Pablo Salomão, apesar do fim do ano estar próximo, essa ainda não é a última atividade do Start em 2023. “Essa edição ainda não finaliza as atividades do ano. Pretendemos realizar, nos dias 1° e 3 de novembro, um aulão para o Enem. Na inauguração dessa terceira turma, pudemos fazer a capacitação dos novos jovens e já tivemos retorno bem bacana da parte deles."

Murilo Oliveira, 17 anos, participa da turma do turno da tarde e destaca a importância do programa na sua vida. “O Start é uma ótima iniciativa da Prefeitura, porque dá oportunidade para quem não tem condição de pagar um curso particular, além de nos preparar para o mercado de trabalho e dar a possibilidade de sonhar. As atividades realizadas têm uma forma descontraída para abordar assuntos sérios e dá para perceber a preocupação das pessoas em relação ao nosso desenvolvimento, principalmente no quesito trabalho em equipe. Fico muito feliz de fazer parte disso”, afirma

As aulas da terceira turma do Start duram cerca de dois meses e meio, com 13 encontros semanais. O programa capacita jovens entre 16 e 24 anos, de forma gratuita, ao mercado de trabalho, com práticas criativas de empreendedorismo.

O programa Start

A iniciativa foi instituída em 2018, como estratégia do eixo prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. A proposta é manter os jovens e adolescentes longe de qualquer situação de risco ou violência, a partir do estímulo à qualificação profissional e ao aprimoramento pessoal. Até agora, 568 jovens já foram capacitados pelo Start.

O Start é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Nas capacitações, os jovens recebem diversas instruções voltadas ao empreendedorismo, inovação, impacto social, comportamento, personalidade, economia criativa e outras atividades práticas ligadas à capacitação, além de proporcionar a abertura de oportunidade e aproximação deles no mercado de trabalho.

Atualmente, a iniciativa conta com a rede de 34 parceiros e apoio de mais de 30 instituições dos setores público e privado. Em 2022, o Start atingiu a marca de 1.432 pessoas envolvidas, gerando 11 ideias de impacto social, elaboradas exclusivamente pela juventude pelotense.

Programa Start, Prefeitura de Pelotas, Pacto Pelotas pela Paz