
Projeto de melhorias para a SMF é apresentado à prefeita
Com foco voltado para a eficiência dos serviços públicos, a prefeita Paula Mascarenhas conheceu, na manhã desta terça-feira (31), o projeto de modelagem de processos da administração pública. O estudo, elaborado pelo Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) da UFPel, junto à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) busca otimizar os trâmites e procedimentos do funcionamento da pasta e deverá ser aplicado por meio de uma nova parceria entre o Município e a instituição de ensino.

Prefeita conheceu detalhes do projeto. Foto: Gustavo Vara.
Acompanhada do secretário municipal da Fazenda, Jairo Dutra, a chefe do Executivo observou os detalhes do projeto, sugestões e propostas que foram levantadas a partir de uma diagnóstico realizado na SMF e salientou a necessidade de implementação. "É mais um projeto de tantos profissionais capacitados da UFPel que vai nos ajudar na construção de processos mais eficientes. Recebemos a proposta e agora ela vai passar pelos setores competentes da universidade e da prefeitura para formatarmos um termo de colaboração entre as duas instituições que certamente virá em benefício do interesse público", apontou Paula.
Conforme o projeto, a ideia é criar e implementar mecanismos para a melhoria dos processos e áreas de atuação da Secretaria Municipal da Fazenda frente às atuais dificuldades. "A modelagem do processo faz a descrição como um todo: onde o processo entra, quem é o ator que dá entrada, quais as áreas envolvidas, os funcionários, tipo de sistema e assim compreender como esse processo é organizado e realizado", descreveu a coordenadora do projeto, professora Rosana Tôndolo.
A partir desse trabalho, a proposta também poderá ser estendida à demanda de outras secretarias municipais. "Com esses processos mapeados a gente pode sugerir mudanças para maior eficiência e eficácia, menor retrabalho e perda recursos", reiterou a diretora do CCSO e colaboradora do projeto, Isabel Rasia.