ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Redução de Danos integrará rede do Cada Jovem Conta

Cooperação mútua entre programas foi confirmada em reunião do CIP

23-01-2018 | 18:27:55

O programa Cada Jovem Conta, entre as principais estratégias preventivas do Pacto Pelotas pela Paz, ganhou outro importante aliado com o ingresso da equipe de Redução de Danos no combate à vulnerabilidade juvenil. A integração foi confirmada na segunda reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) na tarde desta terça-feira (23). O encontro na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) reuniu integrantes do grupo multidisciplinar para avaliar as ações implantadas e debater a estruturação das políticas públicas do segmento em 2018.

Fotos: Gustavo Vara

Focados em prevenir o agravamento de conflitos ligados às drogas e ao álcool, os redutores de danos atuam diretamente nos territórios mais afetados e possuem alto potencial para interagir nesses ambientes. O ingresso dos profissionais assume uma posição estratégica no atendimento a jovens que evadiram da escola e que se encontram em estágio avançado de risco, o que dificulta o estabelecimento de vínculos por parte das instituições de ensino.

O trabalho da Redução de Danos complementará o iniciado pela rede que agora reforça também o resgate de jovens que já caíram ou estão prestes a entrar para as fileiras que se dividem entre vítimas e mão de obra da violência. Responsáveis por atuar na linha de frente no combate à drogadição no Município, no Pacto, os redutores terão o desafio de intermediar o “desligamento” das relações dos casos mais graves com os fatores de risco identificados nas escolas e pela rede de atenção básica.

“Conseguimos formar efetivamente uma rede para oferecer oportunidades e alternativas para jovens que estavam desassistidos. A colaboração dos redutores é um ganho extraordinário para o Cada Jovem Conta”, avaliou a prefeita Paula Mascarenhas.

O intercâmbio de informações e a busca conjunta de soluções para as demandas encontradas nas escolas e que servem de base para acionar serviços de Saúde, Assistência Social, Cultura e Habitação é uma das principais marcas do Comitê, responsável por gerir a prevenção do Pacto.

Com dados do Observatório de Segurança Pública, os gargalos apontados e compartilhados pelos profissionais nas reuniões periódicas dos microterritórios do Cada Jovem Conta, fortalece-se a integração de diversas secretarias municipais, que passaram a falar a mesma linguagem quando se mobilizaram para prevenir o avanço da criminalidade.

A meta ainda é agregar ao eixo preventivo metodologias comprovadas que influenciaram a queda de indicadores em outras cidades e na capacitação continuada dos servidores.

“Investir em conhecimento, em técnicas e instrumentos pedagógicos de trabalho é fazer uma política pública qualificada para as pessoas enquanto se valoriza a formação dos profissionais”, destacou a consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo.

cada jovem conta, prevenção, redução de danos, integração, mobilização, rede, vulnerabilidade, combate