
Reduzir prejuízos provocados pela chuva é prioridade
Na manhã desta terça-feira (14), integrantes da Secretaria de Ações da Cidade (SAC) da prefeitura planejaram as ações para reduzir os prejuízos provocados pela forte chuva que caiu nos últimos dias. O volume de precipitação chegou a 97,8 milímetros em menos de 24 horas, alcançando praticamente a média de todo o mês de setembro.
Reunião da SAC, nesta terça-feira (14). Fotos: Rodrigo Chagas.
De acordo com o coordenador da SAC, o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, a chuva nessa intensidade provoca problemas em qualquer cidade, sendo necessária a atuação urgente da prefeitura.
"Estamos avaliando o escoamento e a drenagem em diversos pontos e essa análise seguirá durante o dia para se saber os pontos que secaram e os que, eventualmente, permaneceram por mais tempo alagados", explicou Alam.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, ressaltou que muitos problemas de alagamentos foram ocasionados pelo descarte irregular de lixo e destacou a boa vazão dos canais.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, o foco das ações está na drenagem e no escoamento das águas em diferentes locais da cidade. "Seguimos trabalhando para sanar os problemas. Tão logo comece a secar o solo, iniciaremos o patrolamento das vias danificadas, com prioridade para aquelas ruas que têm linhas de ônibus", informou Suanes.
No interior do município também foram registrados prejuízos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, pelo menos dez arroios subiram e as águas passaram por cima das pontes, provocando danos nas cabeceiras e nos pontos das estradas atingidos por alagamentos. "Nossas primeiras ações serão de recuperação dessas cabeceira e, assim que for possível, começaremos a colocar o cascalho nos lugares danificados pela força das águas", destacou Seidel.
O secretário Giovan Pereira, de Obras e Pavimentação, indicou os pontos comprometidos com a chuva e disse que, tão logo seja possível, as vias serão recuperadas.
Sobre a SAC
A Secretaria de Ações da Cidade (SAC) é composta pelas pastas que atuam em demandas com transversalidade no município, desde a limpeza urbana até a organização do trânsito, que influenciam diretamente na vida do cidadão. Os encontros dos titulares dessas pastas são semanais, às terças-feiras, e ocorrem há mais de 10 anos, tornando-se uma rotina dos secretários e das secretarias.