Encontro no 8º distrito, Rincão da Cruz, reuniu mais de 150 agricultores de Pelotas e representantes de entidades do setor primário

Relações de trabalho são discutidas com produtores locais

Encontro no 8º distrito, Rincão da Cruz, reuniu mais de 150 agricultores de Pelotas e representantes de entidades do setor primário
Por Tânia Magalhães 07-07-2023 | 15:20:34
Tags: painel de debates, boas práticas do trabalho, 8º distrito, parceria prefeitura e estado, relações de trabalho

Parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Pelotas proporcionou a apresentação do painel de debates Boas Práticas do Trabalho, na noite de quinta-feira (6), na Comunidade São Mateus, 8º distrito, Rincão da Cruz. O encontro contou com a presença de mais de 150 produtores rurais e entidades do setor primário. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e a diretora de Inovação e Projetos da Secretaria, analista jurídica e painelista Kelly Ruas coordenaram a reunião.

“Este evento é uma grande oportunidade para indagações, questionamentos e esclarecimentos. Nossa zona rural caracteriza-se pela diversificada produção. Temos o pêssego, o morango, a uva, o tabaco, o tomate, o arroz, além de outros produtos que registram safras e demandam mão de obra para colheita. Relações de trabalho devem ser conhecidas e avaliadas de acordo com a necessidade de cada propriedade”, salientou Idemar.

Secretário estadual coloca Secretaria à disposição para orientar produtores - Fotos: Rodrigo Chagas

Para Sossella, o grande desafio é a contratação legal. “Para o trabalho temporário e sazonal, há questões que precisam de adequações na legislação, para que as contratações sejam efetuadas sem embaraços judiciais.” A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional elaborou calendário de safras agrícolas e o painel Boas Práticas cumpre o papel de ação preventiva.

Painel e debates

A painelista Kelly Ruas apresentou o tema com suporte no programa Trabalho Legal: Terceirização em Boas Práticas, com abordagens e definições sobre trabalho análogo à condição escrava, sobre o trabalho rural, tipos de mão de obra e formas de contratações, detalhando as modalidades.

Painelista presta esclarecimentos sobre a relação de trabalho - Fotos: Rodrigo Chagas

Representantes de entidades do setor primário encaminharam questionamentos e manifestaram preocupações, em nome de produtores, principalmente de pêssego, sobre custos de contratações legais, visto que o interior de Pelotas e da região se caracterizam por atividades, quase exclusivamente, de agricultura familiar. A palestrante orientou que buscar alternativas em grupo para contratação acaba barateando a mão de obra rural.

O debate de tira-dúvidas entre os gestores, os representantes das entidades e produtores de Pelotas, Canguçu, Morro Redondo e Turuçu, municípios da região presentes no evento, prolongou-se por cerca de duas horas e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional colocou-se à disposição para continuar orientando e prestando esclarecimentos técnicos aos agricultores locais.

O vice-prefeito, no final do evento, presentou Sossella e Kelly com pêssegos em passas da indústria pelotense. 

Estiveram presentes o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, o presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Paulo Crochemore, o presidente da Comunidade São Mateus, da colônia São Manoel, Luiz Manke, o titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Claudiomar Fischer, e o presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann.

Notícias Relacionadas

SDR informa novo número

SDR informa novo número

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência