
Remar para o Futuro conquista 47 medalhas no Brasileiro
Doze atletas pelotenses do projeto Remar para o Futuro garantiram recorde de medalhas no Campeonato Brasileiro 2021, realizado de 20 a 26 deste mês, na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Quarenta e sete medalhas foram conquistadas, entre ouro, prata e bronze. O Remar é parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz, no eixo de Prevenção Social, com alunos da rede municipal de ensino, de famílias em vulnerabilidade social.
Equipe conquista 47 medalhas - Fotos: Divulgação/Remar para o Futuro
“O resultado foi gratificante para Pelotas e para o projeto que ganha mais força a cada ano, atingindo projeção nacional e internacional”, afirma o coordenador técnico Oguener Tissot.
O Remar para o Futuro tem vínculo com o Centro Português 1º de Dezembro, de Pelotas, e com o Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, além da parceria com o Município, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e da Universidade Federal de Pelotas, com a Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel).
Os jovens atletas que competiram no Brasileiro, nas classes de barcos individuais, de dupla, de quarteto e de oito remadores, são: Maria Fhurmann, Evelen Cardoso, Mariana Macedo, Shaiane Ucker, Helen Belony, Piedro Xavier, Ana Júlia Ferreira, Robson Radmann, Facundo Mezquita, Brenda Madruga, Davi Rubira e Robert Goia. Alguns já residem no Rio de Janeiro, mas o ponto de partida foi o projeto pelotense Remar para o Futuro.
Tissot lembra que Pelotas, em 1874, já praticava remo de forma organizada. “O Município tem história, tradição nessa prática desportiva e, em 2021, atinge o ápice de projeção nacional e internacional. Essa evolução, por meio do projeto Remar para o Futuro, é gratificante. Além disso, conquistamos reconhecimento, porque somos uma das duas cidades do interior que participam do campeonato interclubes, enquanto as demais são capitais.”
Atualmente, atletas do Remar estão treinando para o Campeonato Sul-Americano, que será no Paraguai, na capital Assunção, em dezembro e, no mesmo mês, o campeonato Jovens Talentos, em Porto Alegre.
O coordenador geral do projeto é Fabrício Boscolo del Vechio, e a equipe técnica é formada pelo preparador físico Thiago Mello; pelo treinador da Base, Maurício Feijó; pela professora de Yoga e supervisora Verônica Diedrich; pelos nutricionistas Matheus Witch e Larissa Braga; pelo fisioterapeuta Flávio Moreira (parceria com a UCPel); e pela dentista Bianca Santana. Oguener Tissot, além de coordenador técnico do projeto, atua como head coach da equipe.
O projeto também conta com algumas empresas locais parceiras, através do programa Adote um Atleta (Arroz Emoções) e é beneficiado pelo Fundo Social Sicredi.