Dentro da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, o projeto possibilitou a prática para dezenas de crianças e jovens pelotenses nesta quarta

‘Remar para o Futuro’ está atrás de novos talentos

Dentro da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, o projeto possibilitou a prática para dezenas de crianças e jovens pelotenses nesta quarta
Por Autor desconhecido 30-01-2019 | 17:38:00
Tags: remo , esporte , remar para o futuro , educação

Há mais de três anos, um projeto é responsável por abrir as portas do esporte a crianças e adolescentes pelotenses e dar visibilidade a uma modalidade ainda pouco difundida no país: o remo. Com conquistas importantes e pódios inéditos no currículo, o ‘Remar para o Futuro’ representa o futuro profissional para dezenas de atletas que compõem a iniciativa e uma nova perspectiva para outros jovens da cidade.

Fotos: Igor Sobral

Foi o que ocorreu nesta quarta-feira (30), no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, onde o projeto recebeu cerca de 80 crianças e adolescentes para apresentar a prática esportiva, explicar algumas técnicas e, até mesmo, possibilitar a simulação do remo, através de equipamentos específicos que aproximam a realidade do esporte a possíveis novos talentos. A ação ocorreu dentro da programação da Colônia de Férias do Vida Ativa, que segue até dia 14 de fevereiro.

Divididos em grupos, as meninas e meninos também passaram por avaliação antropométrica, a fim de analisar medidas consideradas fundamentais para o remo, como a altura e a envergadura, explica o coordenador do projeto, Oguener Tissot. Dez novas vagas deverão ser preenchidas, com alunos da rede municipal, a partir desta seleção que segue nesta quinta-feira, pela manhã e à tarde; cerca de 100 jovens são esperados nesta segunda etapa.  

Novos talentos

Se a maioria dos pequenos ainda não conhecia o esporte, Maria Eduarda, de 10 anos, confessou ser ele o seu preferido. “Gosto muito de ver as competições nas Olimpíadas e até procuro os vídeos na internet de novo para rever”, disse a menina, que também afirmou o desejo de conhecer de perto o treinamento da equipe às margens do Arroio Pelotas, na sede do Centro Português.

Maria Eduarda simulando a prática da modalidade com o auxílio de um dos atletas do projeto. Foto: Igor Sobral

A caça aos novos talentos inclui, justamente, a ida dos interessados ao local de treino do projeto – formado por 30 alunos da rede municipal de ensino, sendo 10 da equipe principal, explica Tissot. O idealizador do ‘Remar para o Futuro’ conta que a atividade também busca dar visibilidade ao remo no município.

 “É uma forma que temos para fomentar a modalidade e levá-la o mais longe possível, para dentro das comunidades e bairros através destas crianças. A intenção é que o maior número de jovens saiba que o projeto existe e saiba como entrar em contato conosco”, afirmou Tissot.

Conhecimento compartilhado

O momento também foi de interação entre os recém-chegados à modalidade e os atletas veteranos que, além de experiência, carregam consigo vitórias em importantes competições nacionais e internacionais, como as medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, em novembro, e outras 17 (entre ouro, prata e bronze) no Circuito Uruguaio de Remo – isso apenas no último trimestre de 2018.

Mariana foi uma das medalhistas que deu dicas para os novatos no remo. Fotos: Igor Sobral

Uma das campeãs brasileiras, Mariana Macedo, 17 anos, se manteve próxima aos pequenos que, ainda tímidos e curiosos, buscavam entender como funcionava a prática. “É muito bom poder fazer para eles o que nossos técnicos já fizeram por nós. Acredito que é fundamental para que o esporte continue vivo”, ressaltou a medalhista de ouro, que diz não se ver no futuro longe do remo.

Remar

O projeto, totalmente gratuito, é fruto de parceria interinstitucional que possibilita aos participantes vale-transporte, atendimento com educadores físicos, fisioterapeuta, nutricionista e traumatologista, aulas de ioga, musculação, entre outros. A iniciativa envolve a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto, o Centro Português 1° de Dezembro, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, com apoio do CFC Drive Car, Arroz Emoções, Remo Tissot e Freedom Veículos.

Mais informações estão disponíveis na página do Remar para o Futuro e no vídeo produzido pela Prefeitura sobre a história do grupo.

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana