Participaram dez produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura

Retrate e Senar promovem mais um curso de panificação

Participaram dez produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-09-2022 | 11:48:53
Tags: panificação , massas , pães , saúde mental , agricultores

Entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14), dez pessoas participaram do curso de panificação caseira promovido pela parceria Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e Sindicato Rural de Pelotas. Os participantes foram mulheres e homens usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura e produtoras rurais. 

Fotos: Divulgação

Durante os três dias, a instrutora Marcia Souza, ensinou como fazer molhos vermelho e de frango, massas para macarrão, talharim, lasanha e canelone; queijo; pães nutritivos – de beterraba, espinafre e abóbora; pão doce com creme de confeiteiro; pão de hamburguer; roscas decoradas natalina e de páscoa; panetones; pães recheados e trançados com vários recheios. Também teve cucas sovadas e tradicionais alemãs, massas de pizzas, pão rico em fibras e pretzel.

Os cursos promovidos pelo Retrate em parceria com o Senar são voltados a produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura, e têm o objetivo de capacitar os participantes como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda com a comercialização dos produtos. Quando sobram vagas, a comunidade em geral é convidada a participar. 

Fotos: Divulgação

A instrutora diz que a turma se mostrou interessada e participativa. “Alguns já manipulavam pães e outras receitas, e isso tornou o curso mais dinâmico. A coordenadora do Retrate, Fernanda Pinto, diz que o grupo teve uma boa interação com troca de experiências e cooperação, “a profissionalização só é possível quando temos parcerias que acreditam em um mercado de trabalho qualificado, sem preconceitos”, disse, ao agradecer a parceria das instituições. 

Os participantes concordaram com as organizadoras e apontaram os pontos mais positivos da ação – para Laura Ferrugem, foi um “momento pessoal de prazer, sair da minha área de atuação e olhar para mim. O curso teve uma prática diferente dos outros que já fiz, foi completo e tudo que foi ensinado é possível fazer, com facilidade, em casa” afirma. Gabriela Pereira garante que “o curso foi muito legal. Eu trabalho com alimentos, são métodos e dicas diferentes que agregam ao meu conhecimento”. Para Carlos Amadeu Neto, o curso foi uma importante iniciativa, “foi muito organizado, com apostilas e fotos. A instrutora é excelente, o trabalho em equipe foi sensacional”.

A Retrate fica na rua Félix da Cunha, 564. Informações sobre os cursos e sobre a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp 53.98105-4131.

Confira os próximos cursos previstos!

3 a 7/10 – confecção em lã crua

3 e 4/11 – tortas e docinhos

8 e 9/12 – transformação caseira e derivados de soja

Notícias Relacionadas

Cras São Gonçalo e Três Vendas oferecem aulas de ginástica à comunidade

Cras São Gonçalo e Três Vendas oferecem aulas de ginástica à comunidade

Programação musical do Hemopel incentiva doação de sangue

Programação musical do Hemopel incentiva doação de sangue

PS Cuida Mais recebe 100% de aprovação

PS Cuida Mais recebe 100% de aprovação

Dia D de vacinação para pessoas com deficiência ocorre nesta quarta-feira (27)

Dia D de vacinação para pessoas com deficiência ocorre nesta quarta-feira (27)