ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Rolê Daora é apresentado a forças de segurança

Prefeita Paula detalhou as propostas que serão implementadas a partir do Programa de Convivência Urbana instituído pelo Município

Por César Soares 21-08-2023 | 18:07:50

As propostas da campanha Rolê Daora, criada pela Prefeitura de Pelotas, foram apresentadas, nesta segunda-feira (21) às forças de segurança. A prefeita Paula Mascarenhas detalhou a iniciativa que busca se comunicar com os jovens a partir de ações de conscientização de que é possível se divertir com respeito aos limites e, com isso, evitar a perturbação do sossego público.

Fotos: Rodrigo Chagas

A chefe do Executivo abriu a reunião de trabalho com os integrantes das Operações Integradas destacando as recentes conquistas de espaços e reconhecimento pelos resultados obtidos no segmento da segurança pública. Reiterou que a notoriedade, inclusive, fora do país, do Pacto Pelotas pela Paz e das Operações Integradas é fruto do envolvimento de todas as forças. Paula lembrou que de todos os eixos abarcados pelo Pacto, ainda faltavam estratégias para coibir a questão da perturbação do sossego. Na sequência apresentou a proposta do Programa de Convivência Urbana e a campanha de engajamento Rolê Daora.

"A gente fez uma última reunião coletiva para falar do conceito do Programa de Convivência Urbana, toda ideia que está por traz que esta construção de uma cidade mais equilibrada, inclusiva, harmônica, respeitosa que permita que os interesses de todas as camadas da sociedade convivam com respeito. Para que todos compreendam essa mensagem há um comprometimento de todas as corporações nessa missão que é uma iniciativa ousada, inovadora na qual estamos depositando muita expectativa", observou a prefeita.

Participaram do evento os comandantes e representas da Brigada Militar, Bombeiros Militar, 5º BPChoque, Polícia Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Vigilância Sanitária, além dos secretários municipais de Segurança, José Dourado; de Trânsito, Flávio Al-Alam; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig e assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, além demais profissionais.

O Rolê Daora

A campanha idealizada pela prefeitura busca instituir um movimento de conscientização e compartilhamento de responsabilidades junto aos jovens para que o direito à diversão, alegria, encontros, em bares e estabelecimentos noturnos, possa ocorrer dentro do respeito aos limites. Dentre as ações do Rolê Daora estão a divulgação das restrições estabelecidas pelo decreto de regulamentação da Lei nº 7.199, do sossego público. A grande aposta está no engajamento do público.

Ainda previstas ações como a instalação de iluminação em LED nas ruas próximas aos pontos de aglomerações e mutirão de limpeza das vias a partir do término do horário previsto pelo decreto.

Veja outras informações sobre as restrições do Decreto.

Rolê Daora, apresentação, Forças de segurança