ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Rolê Daora garante melhor convivência na Gonçalves Chaves

Ações desencadeadas todas as quartas-feiras, nos arredores da UCPel, têm conseguido estabelecer uma relação mais tranquila entre frequentadores dos bares e comunidade

26-10-2023 | 16:06:44

Na primeira quarta-feira após o reinício das aulas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), regras da campanha Rolê Daora conseguiram evitar as aglomerações e perturbações do sossego que, durante anos, foram motivo de reclamação e transtornos para os moradores do entorno do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

Ação da Prefeitura tem conseguido reduzir a perturbação do sossego público na rua Gonçalves Chaves (Fotos: Ascom e Cléo Cardozo)

Desde as 21h, equipes do Pacto Pelotas pela Paz e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Transporte e Trânsito (STT) conduziram trabalho educativo e de divulgação do Decreto Municipal que estabelece as regras para conter a perturbação do sossego público naquela área da cidade. Além da distribuição de materiais informativos, as equipes da Prefeitura desenvolveram atividade educativa com um simulador de embriaguez ao volante. 

A coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, explica que, apesar do grande número de frequentadores, estimado em aproximadamente mil, houve colaboração dos comerciantes, que encerraram as atividades às 24h e, a equipe da Guarda Municipal com apoio dos Agentes de Trânsito e Brigada Militar realizaram orientações ao público, que começou descocupar a rua, assim, antes da 1h não havia mais aglomerações no local. “A ação foi muito bem-sucedida e comprova, mais uma vez, a importância da integração intersetorial para a solução de problemas complexos como os conflitos de convivência urbana”, afirma.

Ao longo das atividades, moradores da região entraram em contato com as equipes da Prefeitura para demonstrar a satisfação com os resultados atingidos pelo Rolê Daora e a presença da fiscalização.

GM realizou 104 abordagens

Os dados da Secretaria de Transporte e Trânsito indicam que, ao longo da noite, foram feitas 104 abordagens em veículos com 12 notificações. O efetivo envolvido na operação do Rolê Daora envolveu 14 agentes de trânsito, quatro guardas municipais e quatro policiais militares. 

“O Rolê Daora tem sido de extrema importância como ferramenta de diálogo e conscientização. Os estabelecimentos, de forma geral, têm colaborado bastante”, comenta a comandante da GM, Cíntia Aires. 

Para a realização da operação, a partir das 22h foi montada barreira na rua Gonçalves Chaves, entre as ruas General Telles e Dom Pedro II, e bloqueios nos cruzamentos da Goncalves Chaves com as ruas General Telles, Dom Pedro II e Santa Cruz.

Tags

Rolê Daora, Gonçalves Chaves, ação, sossego

Carregando 0%
Carregando 0%