ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Rolê Daora tem segundo dia na Gonçalves Chaves

Campanha que integra o Pacto Pelotas pela Paz busca conciliar a diversão dos jovens na vida noturna com o respeito às regras de convivência urbana.

Por João Pedro Macedo 31-08-2023 | 17:02:09

A segunda edição do Rolê Daora, campanha que integra o Programa de Convivência Urbana do Pacto Pelotas pela Paz, foi realizada na noite de quarta-feira (30), na esquina das ruas Dom Pedro II e Gonçalves Chaves, e contou com distribuição de panfletos dentro dos estabelecimentos e para frequentadores daquela área da cidade, a fim de ampliar a divulgação e informar os cidadãos a respeito das novas regras de preservação e garantia do sossego público. Nenhum incidente foi registrado.

Campanha que integra o Pacto Pelotas pela Paz busca conciliar a diversão dos jovens na vida noturna com o respeito às regras de convivência urbana. Foto: Rodrigo Chagas

“A continuação do processo da campanha está em educar e informar sobre o decreto e o programa de convivência urbana, em alinhamento com os frequentadores e os empreendedores. Sabemos que isso é uma transformação na cultura noturna de Pelotas. Portanto, é um processo que leva tempo, porém estamos tendo uma boa aceitação do público em geral”, afirma a assessora de Planejamento Estratégico do Pacto Pelotas pela Paz e coordenadora do Programa de Convivência Urbana, Esmeralda Faria.

Nessa segunda noite, a Guarda Municipal orientou os proprietários dos estabelecimentos e os frequentadores sobre o horário de término do movimento. Após o fechamento dos bares e a saída do público, a rua Dom Pedro II – entre as ruas Gonçalves Chaves e Santa Cruz - foi desobstruída, e por volta da 00h20min já não havia mais frequentadores nos arredores. 

Para a diretora de operações da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e também coordenadora do Rolê Daora, Franciele Mendes, os resultados têm sido satisfatórios. “Estamos muito contentes com a aceitação das pessoas. A ideia é que continuemos progredindo com a disseminação da informação e que os frequentadores também estejam incluídos na divulgação do movimento”.

O Rolê Daora ainda tem mais duas semanas de divulgação na região da Gonçalves Chaves, mas já apresenta retorno positivo desde o seu lançamento. Após o fim do trabalho de informar, o movimento seguirá com ações de preservação e garantia do sossego público.

O Decreto

O Decreto 6.766/2023, que regulamenta a aplicação de Lei do Sossego, veta a comercialização de bebidas alcoólicas fora dos estabelecimentos, assim como seu consumo em via pública, das 24h até as 6h do dia seguinte. Apesar de ter validade em todo o território do Município, a regra abrange, no momento, exclusivamente o quadrilátero formado pelas ruas Félix da Cunha, Almirante Barroso, Gomes Carneiro e Tiradentes.

Sobre o Rolê Daora

O Rolê Daora surgiu como ferramenta para coibir a perturbação do sossego público, de forma a conciliar momentos de diversão da juventude e o comprometimento com as restrições legais. A campanha busca, a partir dessa ideia, se comunicar com os jovens a partir de atividades para conscientização de que é possível se divertir com direito à alegria, encontros em bares e estabelecimentos noturnos, com respeito aos limites.

A preservação do sossego público era um dos objetivos do Pacto Pelotas pela Paz que carecia de estratégias mais resolutivas. Então, o Programa de Convivência Urbana foi elaborado, a partir da Lei 7.199/2023, de Preservação e Garantia do Sossego Público.

Tags

Pacto Pelotas pela Paz, Rolê Daora, Programa de Convivência

Carregando 0%
Carregando 0%