
Rua Professor Mário Peiruque está com a requalificação concluída
Pavimentação asfáltica, alargamento de pista, sinalização viária, passeios públicos, sistema de acessibilidade, ciclofaixa, sistema de acessibilidade, dez abrigos padronizados para usuários do transporte coletivo e sinalização horizontal e vertical são as mudanças estruturais concluídas na rua Professor Mário Peiruque. Nesta terça-feira (11), a prefeita Paula Mascarenhas conferiu a qualidade do projeto executado e fez a entrega simbólica da via transformada ao uso da população.
Fotos: Gustavo Vara
Uma caminhada marcou a entrega da rua. Enquanto circulava pelo local, a gestora municipal, além de vistoriar a reforma, cumprimentou moradores e explicou as principais ações de requalificação feitas. Também estavam presentes o vice-prefeito, Idemar Barz, os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho, além dos vereadores Jone Soares (PSDB), Marcão (PSDB), Paulo Coitinho (Cidadania), Carlos Júnior (PSD) e Michel Promove (PP).
“É uma obra extensa, que começou no ano passado, de uma via que liga o bairro Areal à Zona Norte da cidade. A Mário Peiruque é, portanto, uma via importantíssima para a mobilidade urbana em Pelotas”, afirmou a Paula Mascarenhas.

Paula e Idemar conversaram com os moradores do local durante a entrega da obra - Foto: Gustavo Vara
Sobre a obra
A revitalização da rua Professor Mário Peiruque, localizada entre a Bom Jesus e o Dunas, no bairro Areal, abrangeu dois quilômetros de extensão, entre a rua José Afonso Alves e a avenida Ildefonso Simões Lopes. Antes da execução do projeto de requalificação, pela empresa MAC Engenharia Ltda, sob responsabilidade da Prefeitura e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão, o Sanep realizou as intervenções necessárias de drenagem.
A Mário Peiruque é parte do programa #ObraNoBairro, lançado na gestão anterior da prefeita Paula, com o objetivo de determinar investimentos em obras de infraestrutura, com prioridade para as periferias, visando, principalmente, proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, valorizar os locais de moradia, organizar a mobilidade urbana e modernizar vias da cidade.
O investimento na requalificação da Professor Mário Peiruque foi de aproximadamente R$ 2,6 milhões, com origem dos recursos na linha de crédito Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

Foto: Gustavo Vara
Em visitas frequentes à obra em andamento, a prefeita sempre reiterou a necessidade do investimento, salientando que a “A Mário Peiruque é importante não só para o Areal, mas para usuários de todas as áreas da cidade que passam pelo percurso”, frisou.
“Estamos muito satisfeitos com a entrega desta obra no coração do Areal. A transformação muda a mobilidade do bairro, ligando-o à zona norte, e criando um atalho para as praias do Laranjal”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.
A requalificação beneficia a mobilidade urbana, dotando a via de capacidade de manter organização nos deslocamentos de trânsito de veículos, bicicletas e pedestres, com mais segurança e conforto, devido à padronização da infraestrutura.