Saiba como chegar e o que vai encontrar na Festa do Morango
Neste fim de semana (7 e 8), pelotenses e visitantes são aguardados no Parque Morada do Sol, à avenida 25 de Julho, 3.735, bairro Três Vendas, para a 7ª Festa Municipal do Morango, preparada para público de todas as idades e para atender todos os gostos. Não faltarão opções diversificadas de gastronomia, diversão, entretenimento, comércio, shows, serviços e, como grande novidade, dois fornos a lenha, construídos para assar cucas e pães na hora, feitos pelos produtores de morango, a exemplo do que é oferecido nos conhecidos eventos na serra gaúcha, que tanto atraem turistas.
Cuca sairá direto do forno a lenha - Foto: Janine Tomberg
“Pelotas consolidará seu status de ser o município gaúcho com o maior número de produtores de morango do Estado. A 7ª Festa Municipal do Morango fortalecerá nosso potencial produtivo, valorizando as 230 famílias rurais que se dedicam ao cultivo da fruta em 43,5 hectares. Na nossa colônia, são colhidas frutas de inigualável qualidade e sabor, com grande procura e aceitação pelos consumidores, constatadas no movimento da Feira Municipal do Morango que, em apenas um mês, registrou a venda de quase oito toneladas in natura”, salienta o prefeito Fernando Marroni, frisando que a Prefeitura mantém e reforça o apoio e o incentivo às atividades da zona rural.
Como chegar e horários
Pelotenses e visitantes, independente de onde se encontram na cidade, devem procurar acesso à avenida 25 de Julho, onde está localizado o Parque Morada do Sol. Verifique a ilustração.
Local é na avenida 25 de Julho
Os portões do Parque Morada do Sol serão abertos às 10h nos dois dias da Festa. No sábado (8), o ingresso será gratuito das 10 às 18h e, no domingo (9), das 10 às 13h. O valor do estacionamento, independentemente do número de ocupantes do veículo, será R$ 25,00.
Agricultura familiar e serviços
A 7ª Festa Municipal do Morango terá o maior Pavilhão de Agricultura Familiar de eventos da Zona Sul. São 800 metros quadrados de área, divididos em duas estruturas de 400 metros quadrados – uma exclusiva para os produtores de morango e a outra para o comércio das agroindústrias e artesanato de Pelotas e região. Os empreendimentos locais que estarão presentes são Artesanato Mattos, Agroindústria Bierhals, Casa Amarela, Doces Crochemore, Panificados Crochemore, Laticínios Crochemore, Potenza, Agrosell, Vinícola Guiot, La Beca, Embutidos Triunfo, Aldeia Kaingang Gyró, Quinta Martins e Cactus e Suculentas Aliança.
Morangos e produtos - Fotos: Arquivo/Secom
No espaço dos produtores, será disponibilizada a fruta in-natura, doces, tortas, bolos, espetinhos, suco, geleia, cucas e outras receitas coloniais preparadas com morango.
A Festa também terá estandes para expositores, além de feirão de máquinas, implementos agrícolas e veículos, bem como ramos de imobiliária, agropecuária, irrigação, floricultura. Os dois dias do evento contarão com a presença da corte - rainha Sofia Hartwig Beilfuss e princesa Laís da Cruz Engelkes.
A Prefeitura garante a prestação de serviços públicos para a Festa, nas áreas de trânsito, com viaturas e agentes nas imediações do Parque de Eventos, segurança, com guardas municipais nas proximidades e dentro do local, vigilância sanitária, com fiscalização e orientação sobre boas práticas na praça da alimentação, e apoio à agricultura familiar, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Programação completa
A 7ª Festa Municipal do Morango é apoiada diretamente pela Prefeitura, via secretarias de Desenvolvimento Rural, de Turismo e de Cultura. Somam-se no apoio ao evento a Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, secretarias de Desenvolvimento Rural e de Turismo do Rio Grande do Sul e a realizadora X13 Soluções. O patrocínio é do Banrisul, BRDE, Sicredi e da Terraplanagem Brasil, além do apoio da Oral Unic, VBS e da Floricultura Jardim do Éden.
* Sábado (8)
- Às 10h - abertura dos portões
- Das 10 às 22h - abertura dos pavilhões dos Produtores de Morango e da Agricultura Familiar
- Das 11 às 14h - almoço típico
- Das 14 às 18h - café colonial
- Às 15h - mateada
- Às 16h – Encontro Regional de Cortes
- Às 16h – show de William Ávila
- Às 18h – show de Henry Opplet
- Às 20h – show de Mariana Maciel
- Às 22h - Show Nacional Danilo e Davi
* Domingo (9)
- Às 10h - abertura dos portões
- Das 10 às 22h - abertura dos pavilhões dos Produtores de Morango e da Agricultura Familiar
- Das 11 às 14h - almoço típico
- Das 14 às 18h - café colonial
- Às 14h – mateada e show com a Banda Hawai
- Às 15h – abertura oficial do evento
- Às 18h - show com a Superbanda Corpo e Alma