Sanep trabalha para manter alto os níveis dos reservatórios, apesar do consumo intenso

Salinidade dificulta o abastecimento de água em Pelotas

Sanep trabalha para manter alto os níveis dos reservatórios, apesar do consumo intenso
Por Sanep 09-01-2021 | 16:50:57
Tags: sanep , abastecimento , laranjal , areal

O forte calor registrado nas últimas semanas aliado à salinidade que atingiu a lagoa dos patos, rios e canais, vem trazendo dificuldades ao abastecimento de água em Pelotas. O Sanep precisou reorganizar seu sistema de distribuição para conseguir atender a demanda, que cresce diariamente com os altos índices de consumo de água.

Na praia do Laranjal, a autarquia adota um sistema alternativo e inovador desde 2018: estruturas móveis foram adquiridas para ampliar o tratamento e setorizar a distribuição de água entre os balneários. A captação ocorre de um canal do arroio Pelotas, localizado a três quilômetros do reservatório do bairro. Há cerca de uma semana, a salinidade atingiu este canal, tornando a água salgada em níveis acima do ideal para o tratamento.

 “Por isso precisamos retomar temporariamente o sistema antigo de distribuição para não deixar a praia sem abastecimento neste período. Passamos a utilizar o reservatório R8 da Mário Peiruque dividido entre as regiões do Areal, Dunas e os balneários da praia do Laranjal. Mas em momentos de consumo muito alto, como tem acontecido nessa última semana, tem sido difícil atender toda a demanda”, salienta a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina. 

Diariamente as equipes da autarquia trabalham no monitoramento das pressões dos reservatórios. Através dos manômetros, é realizado o controle dos níveis de hora em hora. Assim é feita a distribuição de acordo com a capacidade de vazão. “O forte calor, o consumo exagerado e a salinidade dificultam a rotina do abastecimento, mas trabalhamos sempre controlando os níveis e as pressões para garantir o serviço”, afirma Alsina. 

O Sanep verifica os índices de salinidade da água bruta diariamente, com análises frequentes para observar se é possível aumentar a vazão da Estação de Tratamento Móvel, que atende exclusivamente o Laranjal. Para haver a inversão do fluxo e a diminuição da salinidade, é necessário que a chuva retorne à região.

Neste período, moradores de regiões como Areal, Dunas e dos balneários da praia do Laranjal poderão registrar a baixa pressão e/ou desabastecimento de água, principalmente no período da tarde, período em que o consumo diminui.

 “Nós realizamos manobras que são fundamentais para garantir que os moradores tenham água nos períodos de maior consumo, que é entre o fim da manhã e início da tarde, e depois à noite. Por isso durante às tardes, esses bairros poderão ter falta d’água, para que o reservatório e o sistema de distribuição sejam recuperados para atender quando o consumo for muito alto”, destaca Michele.

Consumo exagerado preocupa

Com os efeitos do fenômeno climático La Niña, a região sul do estado já se prepara para o período de estiagem. Apesar da indicação de redução na intensidade se comparado ao último verão, a falta de chuva já preocupa. A Barragem Santa Bárbara, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Pelotas, registrava neste sábado (9), 80 centímetros abaixo do nível ideal de captação.  

“É fundamental que a população utilize água de forma consciente, evitando desperdícios”, alerta a diretora do Sanep.

Evitar o uso contínuo de água potável para lavar calçadas, carros e regar plantas garante uma economia considerável aos reservatórios. Fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça também é fundamental.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Sanep registra aumento de hidrômetros furtados em Pelotas

Sanep registra aumento de hidrômetros furtados em Pelotas

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Projetos desenvolvidos pelo Sanep são pautas em congresso nacional

Projetos desenvolvidos pelo Sanep são pautas em congresso nacional