
Sanep prepara surpresa para menino apaixonado pelos veículos da coleta
Dias de sonhos realizados costumam ficar gravados na memória. São aqueles vividos intensamente, guardando a riqueza de cada sentimento e detalhe. Nesta semana, foi a vez de Miguel, de 5 anos, vivenciar um destes momentos inesquecíveis. Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o menino sempre se interessou por logotipos de empresas e marcas, entre elas, a do Sanep, a autarquia responsável pelos serviços de água, esgoto, drenagem e coleta de resíduos em Pelotas.
O gosto pelo assunto se transformou rapidamente em carinho com a passagem do caminhão do lixo semanalmente na frente de casa, na Vila Governaço, Fragata, o que acabou virando motivo de festa e alegria para a criança e também para a família. A paixão aumentou tanto que uma miniatura do veículo foi produzida por ele, com a ajuda da mãe, Mirian Ribeiro – uma forma encontrada para aproximar um pouco mais a rotina de brincadeiras do menino ao trabalho da autarquia. “Se tornou um dos brinquedos favoritos dele”, disse ela.
Fotos: Leandro Lopes
Foi uma foto do caminhão de sucata publicada por Mirian em uma rede social que chamou a atenção do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep. Encantados com o interesse do Miguel pelo tema da coleta e por vê-lo feliz ao interagir com o veículo na rua, mesmo que em poucos minutos do dia, profissionais do Sanep decidiram preparar um dia especial para o pequeno.
Diferente dos dias de itinerário normal da coleta, quando o caminhão precisa passar rapidamente para recolher o lixo, desta vez, um veículo e uma equipe foram destinados especialmente para viabilizar ao Miguel um momento de alegria, sem hora para acabar, com direito à viagem na cabine, conversa e fotos com a equipe. De presente, ele também recebeu parte do uniforme - boné, luvas e meias personalizadas – para se sentir ainda mais integrante do grupo.
A postos em frente de casa à espera da surpresa, o menino não poupou sorrisos para recepcionar o time da coleta – sentimento de alegria que se manteve durante toda a manhã e contagiou quem estava perto.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/s5x_G1ao1Y4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
“É um dia que não vai sair da memória dele, nem da minha. Estou muito grata por terem proporcionado esse momento e fazerem meu menino feliz. Ele está realizado e eu também”, contou Mirian.
Interação surpreendente
A mãe conta que, apesar da situação fugir totalmente da rotina a qual o filho está acostumado, vê-lo sorrir, brincar, conversar e interagir com os novos amigos a deixou surpresa positivamente. “Confesso que estava um pouco preocupada pela reação dele, por isso antecipei o que poderia acontecer. Mas não imaginava que ele gostaria e aproveitaria tanto, a ponto de suportar as suas limitações”, relatou Mirian, realizada pela evolução do filho.

Surpresa também contou com passeio no caminhão da coleta - Foto: Leandro Lopes
Quem também se contagiou com a emoção de Miguel foram os responsáveis por tornar o seu sonho realidade, entre eles, os coletores Cléber Aurélio e Edson Ferreira.
“Nos sentimos muito valorizados com esse reconhecimento e carinho, principalmente, vindo de uma criança com tanta pureza e alegria. Essa interação com a população é uma recompensa para o nosso trabalho”, destacou Cléber, há seis anos no serviço.
Edson também afirmou que o momento ficará registrado na memória. “Vi o sorriso dele quando chegamos e ganhei meu dia”, garantiu.
Aposta na reciclagem como diversão e consciência ambiental
Miguel nunca demonstrou interesse por desenhos ou personagens infantis, explica Mirian. O desejo de possibilitar um dia a dia divertido ao filho encontrou solução na reciclagem. A aposta no princípio-chave da preservação da natureza acabou tornando-se a brincadeira preferida da dupla, ao utilizar materiais que iriam para o lixo na confecção de novos brinquedos. Com isso, a mãe conta que ficou mais fácil trabalhar questões importantes com o menino, como a separação do lixo e a importância do meio ambiente. “Transformamos o lixo em atividades lúdicas e em brinquedos que não se encontram nas lojas”, salientou.

Miguel e a mãe fabricaram caminhões do Sanep a partir de materiais recicláveis - Foto: Reprodução/Instagram
Mirian compartilha a rotina com o filho, que é aluno do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura – unidade da Prefeitura, que atende mais de 450 famílias – em sua rede social no Instagram (@vivendo_tea), mostrando as atividades pedagógicas e o cotidiano com o pequeno, a fim de dividir experiências e inspirar outras famílias.