
Sanep recebe mangotes para sistemas de água e drenagem
O Sanep recebeu cinco mangotes para serem instalados na casa de bombas Leste e na Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, nesta quarta-feira (3). Os equipamentos servem para barrar a passagem de vegetação e resíduos para os sistemas de drenagem urbana e de captação de água bruta. A empresa Transpetro, subsidiária da Petrobras, cedeu os materiais a custo zero para a autarquia.
Equipamentos chegaram na casa de bombas Leste, na manhã desta quarta (3). Fotos: Volmer Perez/Secom
De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, as aquisições representam maior eficiência dos sistemas de bombeamento das águas da chuva e de água bruta para tratamento.
“Os mangotes impedem a passagem de grande parte dos resíduos que viriam junto às águas após o bombeamento ser acionado. Isso gera mais eficácia na produção de água tratada e minimiza transtornos causados por resíduos nas estruturas pluviais”, destaca.
A casa de bombas Leste está localizada na Estrada do Engenho e recebe contribuição de grandes canais, entre eles os das avenidas Ferreira Viana e Bento Gonçalves. Além dela, seis estruturas integram o sistema de bombeamento pluvial de Pelotas: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Olvebra e Pontal da Barra.
Unidade localizada na Estrada do Engenho recebe contribuição de canais das avenidas Ferreira Viana e Bento Gonçalves. Fotos: Manuela Santos/Secom
Limpeza e desobstrução das casas de bombas
Diante da chuva, as sete casas de bombas encontram-se em pleno funcionamento. Equipes realizam a remoção dos resíduos conduzidos até as estruturas para assegurar a eficiência do sistema de drenagem. Pela manhã, os trabalhos foram executados nas unidades Anglo e Leste. Até as 14h desta quarta, os pluviômetros monitorados pelo Sanep registraram aproximadamente 22 milímetros, na média geral.