O objetivo é aperfeiçoar os processos internos dos setores, para aprimorar os serviços da pasta e o atendimento à população

Secretaria de Habitação promove capacitação do Programa 5S

O objetivo é aperfeiçoar os processos internos dos setores, para aprimorar os serviços da pasta e o atendimento à população
Por Secom 06-10-2023 | 15:37:23
Tags: programa 5s, capacitação

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) realizou, na quinta-feira (5), capacitação do Programa 5S aos seus servidores, com intuito de aperfeiçoar os processos internos dos setores e aprimorar os serviços e atendimento à população de Pelotas. O curso contou com palestra do professor Paulo Henrique de Ávila e ocorreu no Senac. 

Um dos objetivos da capacitação é aprimorar o atendimento à população. Fotos: Rodrigo Chagas

O Programa 5S consiste na prática de cinco sensos – de utilização, de organização, de limpeza, de saúde e higiene, e de autodisciplina. Surgiu no Japão, na década de 1950, com foco nos conceitos de qualidade, e começou a ser implementado na Prefeitura em 2019.

A titular da SHRF, Cláudia Leite, explicou que o principal objetivo da iniciativa é incentivar, entre os servidores, a visão de organização, planejamento e, principalmente, o saber lidar com os colegas, tornando o local de trabalho um espaço agradável e de boa convivência. 

“O que queremos é que, no nosso local de trabalho, as pessoas se sintam bem e venham com vontade de trabalhar, com colegas agradáveis, pois passamos boa parte do dia convivendo juntos”, destacou a secretária.

Conheça os cinco sensos

1º senso - utilização: deve-se definir o que é, ou não, essencial para o trabalho. A equipe deve fazer o levantamento de tudo que está disponível, como máquinas, equipamentos e os diversos tipos de materiais. O que não for importante deve ser descartado ou destinado a outros setores. 

2º senso - organização: após definir quais materiais devem continuar, deve-se determinar onde eles devem ficar para facilitar o acesso e a manutenção do ambiente. 

3º senso - limpeza: busca facilitar a higiene do ambiente, pois locais limpos e organizados geram menos estresse aos servidores envolvidos. Em vez de limpar, perceber o que causa a sujeira e eliminar ou reduzir a necessidade de fazê-lo. 

4º senso - saúde e higiene/padronização: criará um padrão de limpeza, com frequência definida e controlada, para avaliar os resultados. 

5º senso: autodisciplina, ou integridade, que visa mudar a cultura dos envolvidos, tornando todos os sensos hábitos rotineiros e assegurando a sua manutenção ao longo dos anos.

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