
Segunda-feira é ‘Dia do Bota-fora’ no Loteamento Jardim do Prado
O Dia do Bota-fora, do mês de março, está marcado para a segunda-feira (8), no Loteamento Jardim do Prado, bairro Três Vendas. A iniciativa é mensal e foi instituída em Pelotas pelo Decreto 6.193/2019. Com data e local predeterminados, moradores podem descartar, na calçada, lixo e entulhos não orgânicos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), faz a coleta.
Prefeitura faz o recolhimento dos descartes - Fotos: Arquivo/Ascom
“A ação independe das demais realizadas pela Ssui, como Bairro Bem Cuidado e atividades paralelas das estruturas regionais, das equipes de drenagem, da iluminação pública, do patrolamento e dos ecopontos”, esclarece o secretário de Serviços urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes.
Saiba o que pode ser descartado
De acordo com o Decreto que instituiu o Dia do Bota-fora, como gestão sustentável de recolhimento de resíduos volumosos, com os objetivos de garantir o controle e a redução do impacto ambiental que geram, melhorar o ambiente urbano e estimular o descarte correto, moradores podem colocar na calçada todo o lixo que não for orgânico. Exemplos: móveis, eletrodomésticos, restos de podas, sobras de materiais de construção, utensílios domésticos, colchões e outros.
O descarte deve ser feito de forma a não bloquear o passeio público ou interferir no trânsito. O recolhimento do lixo descartado é um serviço público gratuito.
Ações da Ssui
Desde o início deste ano, está em andamento o projeto Bairro Bem Cuidado. Trata-se da prestação de serviços urbanos e de infraestrutura, com cobertura completa da Ssui, por meio de pessoal, maquinário e ferramentas de todos os setores. As intervenções estão em finalização na Balsa. Na próxima semana, é a vez da Vila Princesa.
Independentemente de o Bairro Bem Cuidado e do Dia do Bota-fora, a Secretaria mantém ações paralelas com seis equipes, maquinário e caminhões, nas seis estruturas regionais. Também estão em atividade permanente o pessoal da drenagem, no qual se inclui Mão de Obra Prisional (MOP); o do Departamento de Iluminação Pública (DIP); o do patrolamento – trabalho prejudicado pelo excesso de chuvas -; e cinco ecopontos.