ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Segurança: Pelotas terá rede de fibra ótica

Possuir mais de três instituições federais ligadas à educação e pesquisa credenciou a cidade para receber a tecnologia

08-05-2018 | 13:48:45

A segurança pública da cidade contará, em breve, com uma nova tecnologia de auxílio no combate à violência. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) credenciou o município para a implantação de fibra ótica da Rede Metropolitana de Pelotas (Recop), que será destinada ao vídeo monitoramento e as ações do Pacto Pelotas pela Paz.

Serão mais de 50 quilômetros de extensão, em cabos instalados desde a região central até os bairros mais afastados, obtidos após solicitação das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).

“A instalação dessa tecnologia vai gerar economia dos recursos públicos, pois a vida útil do material é maior, o que reduz o custo de manutenção”, esclareceu o secretário Aldo Bruno Ferreira (SSP).
Foto: Divulgação

Por possuir mais de três instituições federais dedicadas à educação e pesquisa, Pelotas está habilitada para a instalação das novas redes. Os cabeamentos colocados pela Vetorial Internet – empresa selecionada para prestar o serviço – têm início na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), que receberam as primeiras extensões externas.

“Não será só a segurança pública que sentirá os efeitos dessa nova tecnologia: as escolas terão internet de boa qualidade; as unidades de saúde poderão contar com a rede; além do sistema de câmeras da cidade, que será operado com maior qualidade”, destacou o secretário Bruno.

Com as instalações externas prontas, conforme as orientações da CEEE, o próximo passo da Prefeitura será a elaboração de um projeto para implantação nos prédios públicos. A ideia é que as redes de fibra ótica ofereçam qualidade de sinal às forças de segurança pública e proporcionem melhora no trabalho integrado do Pacto.

As salas de vídeo monitoramento, por exemplo, poderão receber imagens mais claras, aumentar o alcance da recepção e transmissão. A agilidade no envio dos dados ao Observatório de Segurança Pública também receberá reforço com a nova tecnologia.

A Rede Metropolitana de Pelotas

O projeto criado em 2008 e que integra as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Comep), já existe em cidades como Porto Alegre e São Paulo, e funciona como uma rede metropolitana de alta velocidade, que vai interligar as instituições da cidade através de um anel de fibra ótica.

Estarão conectadas no projeto a Prefeitura, com cabos no Paço Municipal e na SSP; a UFPel, que já tem a rede instaladas em 25 prédios; o IFSul e a Embrapa Clima Temperado. O convênio assinado com a RNP terá duração de dez anos.

fibra ótica, tecnologia, video monitoramento, segurança pública