
Semana de Pelotas começa nesta quinta-feira
No dia 7 de julho o município de Pelotas completa 209 anos. Para celebrar a passagem da data, a Prefeitura organizou mais uma Semana de Pelotas, que começa nesta quinta-feira (1°) e se estende até 7 de julho. Ao longo destes sete dias vão ocorrer mais de 80 atividades - quase todas virtuais, devido à pandemia do novo coronavírus - entre exposições, vídeos artísticos de música, dança, fotos e homenagens, lançamentos, inaugurações, oficinas e eventos (feira, missa, mostra musical, entre outros.). Acompanhe a programação (abaixo).
Dentro da diversificada programação, vários setores do Poder Público promovem atividades. Confira:
No dia 2 de julho, às 11h, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) fará o lançamento online do Portal do Turismo (http://www.pelotasturismo.com.br) e o Parque Tecnológico/Sdeti promoverá uma oficina online, o “Robopel 209 - Música e tecnologia através dos apps”, pelo Canal Robopel, no Youtube.
Ao longo de toda a semana o Museu da Baronesa fará uma exposição virtual “Coleção de Cards mostrando a propriedade antes de se tornar museu”, que ficará 24 horas disponível no Instagram do museu.
A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) promove o “Projeto #TaNaRede” pelo Youtube e “Contação de Histórias sobre Pelotas”, no Canal Smed Pelotas, no Youtube. O Retrate (Reabilitação, Trabalho e Arte), da Secretaria de Saúde (SMS) irá disponibilizar a Oficina “Patch Aplique – Cactos”, pelo Facebook.
Outros destaques
Nesta quinta-feira (1º), às 19h30min, haverá o Ato de descerramento do Adesivo Demarcatório da Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica, no centro do Mercado Central. O evento organizado pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas será restrito a convidados, para que sejam respeitados os protocolos no que se refere à pandemia Covid-19. Logo depois, às 20h, haverá “Live de lançamento do projeto de restauração da Torre Sul da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula”, com transmissão pelo Facebook da Catedral, em uma parceria com Perene Patrimônio Cultural.
No dia 5 de julho, às 10h, na sala Frederico Trebbi, no Salão Nobre da Prefeitura, uma solenidade restrita a convidados irá registrar o Tambor de Sopapo como Bem Imaterial da cidade de Pelotas.
Na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula haverá uma Novena, às 17h30min do dia 3, e uma Missa Festiva, às 10h30min do dia 4.
A Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) também preparou uma exposição especial em homenagem à Pelotas, com vídeos, texto e fotos de Paulo Rossi, que também assina a curadoria. “O Retratista de Satolep - Duas décadas de fotografia em Pelotas” ficará disponível no site da BPP.