
Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3
Em comemoração aos 213 anos do município, a Semana de Pelotas traz mais quatro eventos culturais nesta terça (8) e quarta-feira (9), todas gratuitas e abertas ao público. Nesta terça, tem exibição do documentário pelotense “O Liberdade”, às 18h, na Colônia de Pescadores Z3, e Pré-conferência de Políticas para as Mulheres. Na quarta, tem evento de projeções visuais para valorização do patrimônio cultural de Pelotas, na Casa Dois, e exposição que resgata a formação da Cooperativa das Doceiras, no Museu do Doce.
Acompanhe a programação da Semana, que se estende até o dia 13 de julho.
Programação do dia 8 de julho – terça-feira
18h – Mostra de Cinema – filme “O Liberdade”
Local: Salão Paroquial da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – rua Natalício Bernardes, 123 – Colônia Z3
Rafael Andreazza e Cíntia Langie assinam a direção do filme “O Liberdade”, o documentário de 71 minutos, realizado pela Moviola Filmes. O filme narra as histórias do bar Liberdade, dos músicos e de seus frequentadores. Um lugar peculiar: durante o dia funcionava como restaurante popular onde almoçavam agricultores de origem alemã, que tomavam o ônibus para a zona rural dobrando a esquina. À noite, transformava-se em um reduto de samba e choro. O documentário também presta uma homenagem a Avendano Júnior, exímio cavaquinhista e compósito, que se apresentava no bar com o Regional, desde 1974. O músico morreu seis meses após a estreia do longa, em 2011. Aberto ao público.
19h30 – Pré-conferência de Política para as Mulheres
Local: Secult - Casa Dois, à Praça Coronel Pedro Osório, 2 (esquina com Lobo da Costa e Félix da Cunha).
O encontro é uma preparação para a V Conferência Municipal, que acontece em Pelotas nos dias 18 e 19 de julho. Com o tema "Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas", será um espaço para debater e construir propostas a serem encaminhadas às outras etapas e culminar na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília. Todas as mulheres são convidadas.
Programação do dia 9 de julho – quarta-feira
9h – Design de Intervenção Urbana: projeções visuais para valorização do patrimônio cultural de Pelotas.
Local: Secult - Casa Dois, à Praça Coronel Pedro Osório, 2 (esquina com Lobo da Costa e Félix da Cunha).
Das 9h às 14h, nas salas de exposições Inah Costa e Antônio Caringi, serão apresentadas seis projeções visuais desenvolvidas por acadêmicos do 2º semestre do curso Bacharelado em Design do IFSul Pelotas, sob a orientação de nove professores. Realizado pela Escola de Design - curso de Bacharelado em Design do Instituto Federal Sul-rio-grandence (IFSul) Pelotas em parceria com a Prefeitura/Secult. O evento é gratuito e aberto ao público.
16h – Exposição “Cooperativa das Doceiras: o início de uma trajetória patrimonial”
Local: Museu do Doce – Casa Oito (Praça Cel. Pedro Osório, 8)
A exposição resgata a formação da Cooperativa das Doceiras, criada em 1981, por iniciativa da Prefeitura e do proprietário da Confeitaria Nogueira, que estava prestes a fechar, com o intuito de que se mantivesse a tradição doceira de Pelotas. A Cooperativa foi quem produziu os 8 mil doces comercializados na primeira edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas. Hoje, 44 anos depois, os cooperados produzem tanto doces finos quanto doces de frutas – um deles, a Agroindústria Vô Jordão, é o único produtor local de passa de pêssego, o doce mais tradicional. Realização Museu do Doce. Aberta ao público, a exposição pode ser visitada até 2026.
Notícias Relacionadas

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado