Semana não apresenta variação de casos de dengue
Nesta semana, Pelotas não apresentou variação de casos de dengue. As infecções continuam 55 confirmadas durante todo o ano, de acordo com boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgado às 7h30min da quinta-feira (13). O município não registrou óbitos no transcorrer de dez meses e meio e, no momento, há um paciente hospitalizado. Em 2025, 467 suspeitas foram descartadas e 31 seguem em investigação.
A identificação de novos focos nos bairros apresentou pequenas variações em uma semana. O Fragata continua liderando, com 659 focos identificados pelas equipes de agentes de endemias, durante todo o ano, seguido pelas Três Vendas, com 373. O Centro aparece na planilha de controle da Secretaria Municipal de Saúde em terceiro lugar, com 165 focos, Areal com 156, Barragem 89, Laranjal 70 e São Gonçalo com 63.
A Prefeitura continua com programação especial neste mês. Novembro é dedicado à conscientização quanto ao controle da dengue. É esperada colaboração e participação atenta e ativa da população para evitar a formação de focos e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
As atividades agendadas desde o dia 1º prosseguem nesta sexta-feira, com apresentação de teatro de fantoches em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Para os dias 17, 26, 28 e 1º de dezembro, está programada vistoria e orientação nos prédios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), juntamente com o Comitê de Combate à Dengue da Universidade.
A Vigilância em Saúde da SMS salienta que as equipes continuam com visitas a residências e estabelecimentos. Os agentes de endemias vistoriam os locais e orientam moradores e colaboradores sobre os cuidados adequados para evitar a formação de novos focos. É preciso eliminar objetos ou ambientes propícios à retenção de água. É na água parada que a fêmea do mosquito põe os ovos. Além da visitação, prosseguem as pulverizações em vias, áreas públicas, moradias e outros imóveis do produto químico Fludora.