
Serviço de Inspeção Municipal passa por capacitação
Durante dois dias, terça (26) e quarta-feira (27), das 15 às 19h, na Associação Rural de Pelotas, técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsáveis técnicos e proprietários dos nove abatedouros de Pelotas passarão por capacitação para as atividades com produtos de origem animal. Entre outros objetivos, o Município participa da iniciativa apresentada como uma das exigências do Ministério da Agricultura para credenciamento do SIM ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).
Capacitação visa ao aprimoramento do sistema - Fotos: Divulgação/SDR
“Estamos, com a capacitação, buscando a excelência da inspeção municipal. Visamos ao aprimoramento do sistema, à adequação das rotinas de fiscalização e abate, e à garantia da qualidade final dos produtos que vão à mesa do consumidor”, frisa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
A capacitação foi idealizada e está sob a coordenação do diretor técnico Telmo Garcez e da chefe do SIM Ângela Cabana. Serão palestrantes a fiscal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), médica-veterinária Sandra Moura, e o especialista na indústria de carnes, médico-veterinário Paulo Real, especialista na Indústria da carne. O curso se desenvolverá em oito horas de programação. Proprietários e funcionários da linha de produção dos abatedouros também participarão, com a finalidade de ajustar e qualificar as rotinas de abate nos estabelecimentos, assim como veterinários e técnicos agrícolas da Prefeitura.
Seidel explica que o Município está pleiteando credenciamento junto ao Sisbi – que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) – com intuito de padronizar procedimentos e de responder diretamente pelas plantas dos estabelecimentos que dependem do SIM. Os objetivos finais são a qualidade e a segurança alimentar.