
Servidores: censo é divulgado no Portal da Transparência
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) divulgou, na quinta-feira (10), o demonstrativo e o extrato do Censo dos Servidores Públicos de 2018, com os números de estatutários, celetistas, contratos administrativos e cargos comissionados que contabilizam 9.047 servidores ativos. Informações como sexo e raça também constam no documento, que está disponível no Portal da Transparência, conforme exigência da Lei Municipal 3672/93.
As secretarias de Educação e Desporto (Smed), Assistência Social (SAS), e Saúde (SMS) detêm a maior quantidade de funcionários, o que se explica pelo desenvolvimento da rede de atendimento municipal, além das ações especiais envolvendo o Pacto Pelotas pela Paz.
Foto: Marcel Ávila - Arquivo
Para o titular da SARH, Abel Dourado, apesar de os números apontarem um crescimento desde o último censo (2017), isso não significa que a Prefeitura não está empenhada em reduzir contratações. Ao contrário, a Administração Municipal tem feito esforços para não aumentar a folha de pagamento. O secretário argumenta que os pelotenses têm demandado essas contratações, principalmente nos serviços básicos, garantidos por recursos do governo federal.
Foto: Marcel Ávila - Arquivo
“O acréscimo no número de servidores ativos se dá por meio do aumento de demanda, e dos inativos, pela aposentadoria. Licenças, dos mais variados tipos, também integram a lista de necessidades, pois quando a falta de servidores ameaça afetar os serviços, precisamos abrir contratos temporários, por exemplo”, explica Dourado.
Na Smed, a ampliação do quadro é explicada pela abertura de vagas e reformas de escolas de educação infantil, além das aposentadorias e licenças de outros servidores. Nessa área, o Executivo Municipal tem realizado chamadas públicas para professores, auxiliares de educação, secretários e merendeiras devido à demanda constante.

Outra questão levantada pelo gestor da SARH está na maior cobertura das equipes do programa Estratégia Saúde da Família, bem como o acréscimo de agentes de saúde e de combate à endemias. Neste último, inclusive, a demanda surgiu com a finalidade de atuar nos novos focos de mosquito das espécies Aedes Aegypti e Albopictus, combatendo potenciais transmissores de doenças como a dengue.
Censo em números
Em comparação com os últimos dois anos, o Banco de Dados do Sistema de Informações Municipais registrou 8.430 pessoas atuando nos órgãos da Prefeitura em 2016, e 8.628 trabalhadores ativos da administração direta, em 2017.

No início do mandato da prefeita Paula Mascarenhas, alguns cargos não foram preenchidos. O secretário Abel Dourado explica que o andamento da gestão revelou carências em áreas específicas, o que resultou no preenchimento dessas vagas. O ingresso de 419 novos trabalhadores desde o último Censo dos Servidores Públicos foi o que contabilizou o total de 9.047 pessoas em atuação.