Operação de crédito pode ser feita até o dia 16 de dezembro

Servidores já podem requisitar o 13º nesta segunda-feira

Operação de crédito pode ser feita até o dia 16 de dezembro
Por Ascom 11-12-2022 | 17:47:57
Tags: servidores, empréstimo, 13º salário, 2022

  

A partir desta segunda-feira os servidores da Prefeitura de Pelotas já podem encaminhar a solicitação para receber o 13º salário via empréstimo. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo do Banrisul ou direto nas agências. Além do horário normal de funcionamento, o banco oferecerá atendimento exclusivo aos funcionários do Município das 9h às 10h. Aposentados e pensionistas receberão a gratificação natalina com recursos do Prevpel, não sendo necessário efetuar o procedimento junto à instituição bancária. 

Quem realizar a operação receberá o 13º no dia 20 de dezembro. Aqueles servidores que optarem por não receber o benefício através do empréstimo não precisam procurar o banco. Nesse caso, o pagamento será efetuado em dez parcelas sucessivas, devidamente corrigidas, pagas a partir de fevereiro de 2023.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) recomenda que os servidores procurem o Banrisul antes de realizar a operação, para verificar a existência de alguma pendência capaz de impossibilitar o empréstimo. O mesmo alerta vale para a atualização de cadastros junto ao banco. A verificação pode ser feita por meio do aplicativo do banco, acessando Meus Dados → Atualização Cadastral.

Tira-dúvidas:

- Servidor com portabilidade pode realizar o empréstimo?

Sim. O servidor que tiver interesse em requisitar o pagamento poderá efetuar a operação sem necessidade de cancelar a portabilidade. No entanto, deve comparecer no Banrisul, munido com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado (máximo 30 dias) e último contracheque, obtido no Portal do Servidor. Será aberta uma conta, sem tarifa, com acesso ao aplicativo do Banrisul, para contratação do empréstimo e transferência e saque via PIX.

- Como fica a situação de servidores com empréstimos rejeitados pelo Banrisul, em função de inadimplência?

O pagamento será realizado, na integralidade, pela própria Prefeitura. Quem estiver inadimplente com o Banrisul e, em razão disso, não puder acessar o empréstimo, deverá retirar manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. O documento deve ser apresentado na Sarh, à rua General Osório, 918, até o dia 16, para que a equipe encaminhe os procedimentos, a fim de realizar a quitação do benefício até dia 20 de dezembro. O horário de atendimento é das 8 às 14h. Haverá atendimento exclusivo para esse público, com horário estendido até as 16h. 

- E se o servidor inadimplente não comparecer na Secretaria para apresentar o documento que encaminha o pagamento até dia 20 de dezembro?

Nesse caso, o 13º será pago de forma parcelada, em dez vezes, a partir de fevereiro do ano que vem.

Notícias Relacionadas

Prefeitura lança dois novos editais convocando profissionais

Prefeitura lança dois novos editais convocando profissionais

Eventos adiados devido às condições climáticas

Eventos adiados devido às condições climáticas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Prefeitura torna público o resultado de sete editais convocando e nomeando profissionais

Prefeitura torna público o resultado de sete editais convocando e nomeando profissionais