Atividade é destinada às escolas municipais, instituições parceiras e escolas de educação infantil privadas

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Atividade é destinada às escolas municipais, instituições parceiras e escolas de educação infantil privadas
Por João Pedro Macedo 27-06-2025 | 16:37:05
Tags: Educação, Censo Escolar 2025

Nos dias 1° e 2 de julho, a Secretaria de Educação (SME) realizará formação relacionada ao Censo Escolar 2025 para as escolas municipais, instituições parceiras e escolas privadas de Educação Infantil. A formação ocorrerá no auditório da SME, com a terça-feira (1°) destinada às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e instituições parceiras, e quarta-feira (2) às escolas municipais e privadas de educação infantil.

A formação tem como finalidade orientar os diretores (as) e executores (as) do Censo Escolar a respeito do funcionamento do sistema. A primeira etapa, caracterizada pela coleta de dados, vai até o dia 31 de julho. Nessa etapa, as escolas devem apurar os dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais escolares em sala de aula. 

Em razão do novo sistema criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para facilitar a coleta e o gerenciamento de dados, a formação é de extrema importância para a realização do Censo.

Sobre o Censo Escolar:

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo Federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação da educação no Brasil, nas unidades federativas e nos municípios, bem como nas escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

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