
UFPel disponibiliza acesso a imagens de 37 câmeras à SSP
Uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) irá ampliar de 40 para 77 a quantidade de câmeras de videomonitoramento à serviço da Prefeitura. O acordo proposto pela UFPel, oficializado nesta quinta-feira (14), na sede da SSP, oferece o espelhamento das imagens de 37 câmeras externas fixadas em prédios da instituição. A iniciativa permitirá que a equipe do Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), onde funciona a sala de videomonitoramento, acompanhe a mesma movimentação registrada pelas lentes do Laboratório de Videomonitoramento da UFPel.
Fotos: Marcel Ávila
Dos 37 equipamentos, seis possuem campo de visão de 360º e todos serão transmitidos ao Ciom em tempo real, via internet. No caso das unidades com tecnologia de movimento, a UFPel se disponibilizou a manter contato com a SSP para permitir que a Guarda Municipal possa informar a necessidade de direcionar o ângulo conforme a identificação de situações suspeitas.
A ação se insere no Pacto Pelotas pela Paz e irá conferir maior agilidade no direcionamento do efetivo, otimização de recursos humanos e materiais e aumentar a proteção de pedestres nas vias públicas, principalmente no Porto, uma das áreas mais sensíveis da cidade. Reduzir o atendimento a chamados falsos feitos através de trotes ao 153 também desponta entre os ganhos.
“A cada avanço poderemos transferir a sensação de insegurança da comunidade para os delinquentes, que saberão nas abordagens que foram flagrados pelas lentes”, falou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira.
Anteriormente, o Ciom contava com as 38 câmeras da Prefeitura e o acesso a outras duas no entorno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), compartilhadas da mesma forma. O monitoramento do Ciom é compartilhado com a Brigada Militar e a Polícia Civil que também serão beneficiadas e multiplicam a quantidade de olhos atentos ao que acontece nas ruas.
“Se formos contar apenas com as nossas câmeras se torna muito mais difícil abranger toda a cidade, por isso esse tipo de parceria é tão importante, principalmente porque replicamos essas imagens com outras forças policiais”, completou o secretário.
A expectativa é de que a quantidade de lentes focadas na proteção da comunidade aumente com o oferecimento de outros pontos de observação por parte da própria sociedade e empresariado que podem seguir o exemplo.
“Apesar da obrigação da segurança ser do Estado, a Prefeitura a puxou para si, e entendemos, que esta também era nossa obrigação e decidimos fazer o mesmo”, afirmou o pró-reitor Administrativo da UFPel, Ricardo Peter.
Pela UFPel participaram da reunião o superintendente de Infraestrutura, Renato Brasil Kourrowski, o pró-reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, a responsável pelo Laboratório de Videomonitoramento de Segurança, Heloísa Helena da Rocha, o coordenador do Núcleo de Segurança, Antônio Azambuja e o vigilante, Paulo Ricardo Prestes.
Carnaval mais seguro
O público da Festa de Momo ganhará diretamente com a parceria, pois a entidade acadêmica possui várias unidades de monitoramento nas imediações onde será realizado o Carnaval e que serão estratégicas para intensificar o policiamento no local durante a festividade popular.