Instituído pela Lei 6.978/2021, 20 de junho é o dia municipal de homenagem às pessoas que faleceram pela Covid-19. Prefeita Paula recebeu a quarta dose da vacina nesta segunda-feira

Uma data para lembrar das vítimas da Covid-19

Instituído pela Lei 6.978/2021, 20 de junho é o dia municipal de homenagem às pessoas que faleceram pela Covid-19. Prefeita Paula recebeu a quarta dose da vacina nesta segunda-feira
Por Marina Amaral 20-06-2022 | 18:07:49
Tags: covid-19 , vacinação , homenagem , lei 6.978/2021

Em 20 de junho de 2020, Pelotas registrou o primeiro óbito por coronavírus em meio à pandemia. Por isso, em outubro de 2021, a Lei nº 6.978/2021 instituiu o dia municipal de homenagem às pessoas que faleceram pela doença no município. Nesta segunda-feira (20), além de lembrar das vítimas que perderam a batalha para a Covid-19, é uma data para ressaltar a importância de buscar a imunização, por meio das vacinas disponíveis. A prefeita Paula Mascarenhas recebeu a quarta dose no Trailer da Vacina, que estava situado no Laranjal.

Além de completar o esquema vacinal na unidade móvel de imunização, que estava na avenida Rio Grande do Sul, a gestora municipal também recebeu a vacina contra a gripe. O dia 20 de junho, conforme destacou Paula, é dia de fazer uma reflexão e pensar nas tantas perdas que Pelotas teve, mas também lembrar que agora existe uma forma efetiva de lutar contra a doença: a vacina.

“É muito importante que todo mundo se vacine, pois é um jeito de definitivamente terminarmos com a pandemia e vencermos essa crise sanitária. Não tem mais desculpa: as vacinas estão disponíveis no Trailer, que sempre está em algum bairro, já esteve na Fenadoce, está nas Unidades Básicas de Saúde e na Casa da Vacina, no Centro. Sigam o exemplo de tantas pessoas e venham se vacinar”, defendeu a prefeita.
Fotos: Michel Corvello

69.441 pessoas, que têm a oportunidade de se proteger com a terceira dose da vacina, ainda não buscaram a proteção na cidade. Destas, 60.600 são adultas e 8.841 idosos. Em relação à quarta dose, o número de pessoas que ultrapassaram o período ideal para receber o imunizante chega a 69.333, sendo 58.394 referentes à população em geral e 10.939 a trabalhadores da saúde.

A segunda dose da vacina ainda precisa ser tomada por 22.948 pessoas em Pelotas. Desta quantidade, 15.357 são do imunizante Pfizer, 4.073 de Coronavac e 3.518 de Astrazeneca. O Município, desta forma, ressalta a necessidade de continuar se protegendo da doença, como forma de proteger a si mesmo, aos outros e, também, pensando em tantas pessoas que não tiveram essa chance.

Onde se vacinar entre os dias 20 e 25

A programação completa da vacinação em Pelotas até este sábado (25) pode ser conferida aqui. As aplicações ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casa da Vacina e na unidade móvel de vacinação, que volta a atender nos bairros.

O Trailer da Vacina funciona das 9h às 17h, aplicando vacinas contra o coronavírus em pessoas com idade a partir de cinco anos ou mais, conforme o esquema vacinal, seguindo o cronograma abaixo:

- Terça-feira (21): rua Bento Martins, 1.656 (em frente ao Colégio Estadual Dom João Braga) — Centro 

- Quarta-feira (22): Largo de Portugal (próximo ao prédio da antiga Estação Férrea de Pelotas) — Centro 

- Quinta-feira (23): rua Padre Diogo Feijó, 213 (em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alcides de Mendonça Lima) — Fragata 

- Sexta-feira (24): rua Doutor Juvenal Miler, 153 (próximo ao Claiton Salgados) — Areal

Notícias Relacionadas

Ministério da Saúde confirma parceria com o GHC para o Hospital de  Pronto-Socorro de Pelotas

Ministério da Saúde confirma parceria com o GHC para o Hospital de Pronto-Socorro de Pelotas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Carreta da Saúde fica até dia 20 de janeiro em Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Samu leva conhecimento ao Shopping Pelotas

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo